VIDA URBANA
Inclusão é bandeira de luta no Dia da Síndrome de Down
Data é comemorada hoje em todo o mundo e retoma o debate sobre as conquistas das pessoas com a síndrome.
Publicado em 21/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 13:06
“Ela tem uma rotina normal e bastante agitada, igual a outras adolescentes da idade dela. Pela manhã, faz as tarefas, arruma o quarto e depois vai a escola sozinha e de transporte escolar. Participa de um grupo de adolescentes com Down e vai com eles ao cinema, lanchonetes e restaurantes”, este é o depoimento da corretora de imóveis Kátia Lucca, mãe de Cristina Lucca, 16 anos, adolescente com síndrome de Down.
A jovem Cristina faz parte do universo de 360 mil pessoas que possuem essa condição genética no Brasil e das 60 mil pessoas com deficiência intelectual na Paraíba, segundo dados da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).
De acordo com a mãe de Cristina Lucca, é importante entender que as pessoas com a síndrome precisam ser aceitas e inclusas. Precisam ter a oportunidade de participar de todas as etapas normais da vida, por isso é importante propagar essa ideia.
“Eles têm o primeiro núcleo que é a família, mas é importante que sejam aceitos na sociedade para que possam ter uma vida pessoal e profissional. As pessoas com Down têm capacidade de escolha, opinião e sentimentos”, ressaltou.
Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado hoje, associações, fundações e instituições realizam programação especial com palestras, caminhada solidária e apresentações culturais.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae) comemora este mês 58 anos de existência com vasta programação interna com os associados durante o dia de hoje. A partir das 9h, será realizado um café da manhã com apresentações culturais, palestra comemorativa da data e depoimentos de familiares de associados. De acordo com o presidente da instituição, Ivaldo Araújo, atualmente a Apae possui 400 usuários com deficiência intelectual e/ou múltipla. Deste total, 45 são pessoas com Síndrome de Down.
Visando também promover a reflexão da sociedade sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e mostrar a importância da luta dos portadores de síndrome de Down, 385 estudantes e professores voluntários da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), em João Pessoa, farão uma caminhada solidária em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial da Infância, comemorado na mesma data. Além da caminhada, um grupo de 50 pessoas em bicicletas farão uma pedalada para acompanhar a mobilização. A caminhada acontecerá hoje, a partir das 7h, e partirá do Centro de Turismo Esporte e Lazer Sesc Cabo Branco em direção ao Busto de Tamandaré.
Já a Funad comemorou a data na última quinta-feira. O dia foi de lazer, com brincadeiras na piscina, trabalhos voltados para o desenvolvimento da coordenação motora dos usuários com Down, além de recreação com música e dança.
Comentários