icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Representatividade de mulheres negras na publicidade vive estagnação

Segundo pesquisa da agência Heads e da ONU Mulheres, cenário para homens negros já indica retrocessos.

Publicado em 29/12/2020 às 9:08 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:33

Uma pesquisa da agência Heads Propaganda e da ONU Mulheres aponta que a representatividade de mulheres negras como protagonistas em comerciais de TV vive um momento de estagnação e, para os homens negros, o cenário já indica retrocessos.

Quando analisados anúncios que envolvem idosos ou veiculados em programas infantis, a pesquisa mostra uma ausência de representatividade de pessoas negras ainda maior.

O estudo observou comerciais nos canais de maior audiência na TV aberta e fechada, além de um canal com programação infantil, veiculados entre 15 e 21 de fevereiro, além de publicações no Facebook das mesmas 133 marcas contabilizadas no levantamento das propagandas televisivas.

A pesquisa concluiu que, em 84% dos casos os homens protagonistas são brancos e, em apenas 7% dos anúncios estes protagonistas são negros. Em outros 9% dos comerciais, esses homens são de várias etnias.

As mulheres brancas ocuparam 74% dos papéis principais, enquanto as negras, 22%, e as mulheres de várias etnias, 4%.

No caso de comerciais que mostram homens e mulheres como protagonistas, várias etnias foram retratadas em 92% dos casos.

O estudo aponta que o predomínio da diversidade nas propagandas com mais protagonistas é um indicador de que pessoas negras não têm ocupado com frequência o papel de consumidor universal.

Nos anúncios analisados no Facebook a presença dos negros é maior que na televisão. O percentual de homens negros protagonistas sobe de 7% para 23%, enquanto o de mulheres negras, de 22% para 35%.

Fonte: Agência Brasil

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp