MERCADO EM MOVIMENTO
Pesquisa: 76% dos brasileiros usam redes sociais para comprar
Dados são da pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box.
Publicado em 29/06/2021 às 8:20 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
O consumo online, que já vinha crescendo significativamente antes da pandemia, hoje se tornou um hábito para 86% dos brasileiros, segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box.
Como boa parte das pessoas está nas redes sociais - são 4,2 bilhões de usuários no mundo segundo a We Are Social -, o avanço do Social Commerce, que engloba o relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ocorre a passos largos.
Para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais - 56% deles para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.
Os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E, a porcentagem fica em 65%.
O Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%).
Canais
Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais.
Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%).
Quando se trata de comprar produtos, 74% usam as redes sociais: 53% Google Shopping, 50% usam o Instagram, 43% o Facebook, e 42% o WhatsApp.
Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, estão preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.
A importância das avaliações
De acordo com a pesquisa, 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais (que é a opção de 26% dos respondentes).
E, como 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.
Fonte: Mundo do Marketing
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