VIDA URBANA
Opção para lazer e esporte
Bairros de classe média de João Pessoa têm praças bem estruturadas, com equipamentos de ginástica e aulas de aeróbica.
Publicado em 05/08/2012 às 6:00
No bairro da Torre, a Praça Tirandentes (conhecida como São Gonçalo) – revitalizada pela prefeitura municipal - é ponto de encontro para moradores de todas as idades. Os mais velhos gostam de jogar cartas, dominó, enquanto os mais novos se divertem na quadra poliesportiva ou nos parquinhos.
“Toda vida essa praça foi movimentada, mas depois que ela recebeu novos equipamentos de lazer ficou mais atrativa.
Atualmente moro em outra cidade, mas sempre que venho para capital passo nessa praça com minha filha de cinco anos”, disse o auditor fiscal Manoel Targino, ao acrescentar que à noite muitos idosos frequentam o local para bater papo.
O comerciante Ozório Moreira, que há quatro meses vende lanches em uma van, contou que escolheu a praça como um dos pontos de venda em virtude do fluxo de pessoas – sobretudo no final da tarde. A única queixa dos moradores, entretanto, foi a falta de água - antes encontrada no bebedouro e em outras fontes localizadas na Tiradentes.
Na Alcides Carneiro, em Manaíra, também recuperada pela prefeitura, desde o meio da tarde o movimento de moradores é intenso. As amigas Andreia Moreira Texeira e Luzinete de Sousa saem todos os dias do Bessa para usufruir dos equipamentos da academia ao ar livre montada na praça.
“Perto da nossa casa não tem pracinha ainda, então há cerca de dois meses passamos a nos exercitar todos os dias nesta de Manaíra. Gostamos muito do local e da estrutura”, disse Andreia, ao comentar que no fim da tarde a praça também é 'palco' de aulas de aeróbica.
O casal Victor Figueiredo e Patrícia Capanema aproveitam o espaço para passear todos os dias com a filha. Apesar de gostarem da estrutura da praça, ressaltaram a necessidade de uma limpeza mais eficaz.
“Há cacos de vidro em muito trechos e crianças brincando por perto. Também é comum os cestos de lixos ficarem cheios e o pessoal jogar os resíduos no chão”, comentaram, ao acrescentar que também falta um parquinho. “A academia é que é o playground das crianças”, completaram.
Comentários