icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Prouni vai aceitar alunos de escolas particulares sem bolsa de estudos

Medida provisória libera bolsas na faculdade também para quem fez o ensino médio em colégio privado sem bolsa integral. 

Publicado em 07/12/2021 às 15:37


                                        
                                            Prouni vai aceitar alunos de escolas particulares sem bolsa de estudos
Lista de espera do Prouni é divulgada Foto: Krys Carneiro

Uma medida provisória (MP) publicada nesta terça-feira (7) pelo governo federal, altera o Programa Universidade para Todos (Prouni), que agora pode ampliar as bolsas de estudos aos alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares sem bolsa de estudos.

>> UFPB divulga 7.625 vagas em 122 cursos no Sisu 2022

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares. Pelas regras anteriores, só tem direito ao benefício os alunos que fizeram o ensino médio na rede pública ou com bolsa de estudo integral em colégios privados.

Segundo o texto da MP, essa novidade passa a valer a partir de 1º de julho de 2022. Por se tratar de uma MP, ela entra em vigor assim que é editada. No entanto, para virar lei em definitivo, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias. Durante a tramitação no Congresso, o texto pode sofrer alterações.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a medida busca ampliar o acesso a estudantes egressos do ensino médio privado que fizeram o curso com bolsas parciais. Na seleção, também está incluída a possibilidade de dispensa de apresentação do documento que comprove a renda familiar e a situação de pessoas com deficiência, quando as informações estiverem disponíveis em bancos de dados de órgãos do governo.

Além disso, houve alteração na reserva de cotas destinadas a negros, povos indígenas e pessoas com deficiência. Com a medida, o percentual de pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência será considerado de forma isolada, e não mais em conjunto.

A MP também prevê a inclusão de penalidade de suspensão imposta para quem descumpre as obrigações assumidas no termo de adesão e a readmissão da mantenedora da universidade punida com a desvinculação.

Segundo o órgão, as alterações têm o objetivo de “ampliar as políticas de inclusão na educação superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas antes disponibilizadas, e promover o incremento de mecanismos de controle e integridade e a desburocratização”.

Como funciona o Prouni

Quem tem direito: apenas alunos que cursaram os três anos do ensino médio:

-em escolas da rede pública -ou em colégios privados (desde que sem pagar as mensalidades) -critério de renda: ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3,3 mil)

Com pode ficar o programa Quem passa a ter direito: alunos que tiverem feito os três anos do ensino médio:

-em escolas da rede pública - ou em colégios privados (com ou sem bolsa de estudo). - critério de renda: continuam os mesmos, isto é, ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3,3 mil).

*Com informações da Agência Brasil

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp