QUAL A BOA?
Nos 70 anos das novelas, relembre quatro trilhas sonoras de sucesso
Mocinhos e vilões têm suas histórias contadas com a ajuda das trilhas sonoras.
Publicado em 22/12/2021 às 16:38 | Atualizado em 22/12/2021 às 20:56
As telenovelas completaram 70 anos de exibição no Brasil nesta terça-feira (21). Durante essas sete décadas, a televisão se transformou, a internet surgiu e se popularizou e o mundo passou por grandes mudanças, mas a capacidade de emocionar das novelas permaneceu. Os mocinhos e vilões têm suas histórias contadas com a ajuda das trilhas sonoras que embalam cenas engraçadas, tensas e emocionantes.
O JORNAL DA PARAÍBA separou quatro listas de trilhas sonoras de novelas, que fizeram sucesso, para você relembrar.
A Gata Comeu (1985)
Começando por "A Gata Comeu", de 1985, que conta a história de Jô Penteado (Christiane Torloni), uma jovem, bonita, rica e mimada, não consegue encontrar seu grande amor. Já ficou noiva sete vezes, mas nunca se apaixonou de verdade, até que conhece o professor Fábio (Nuno Leal Maia). A trilha sonora da novela é cheia de músicas até hoje cantadas em karaokês ou presentes nas coletâneas de flashback, como “Heaven”, de Bryan Adams, “I Should Have Known Better”, de Jim Diamond, e “Everything I Need”, de Men At Work.
A novela também traz em sua trilha sonora sucessos da música nacional, como “Só Pra o Vento”, de Ritchie, tema da protagonista Jô Penteado. Outro clássico nacional é “Amigo do Sol, Amigo da Lua”, de Benito Di Paula.
Na trama de 1985, não poderia faltar uma canção de uma das maiores bandas da década. Barão Vermelho integra a trilha sonora com “Eu queria ter uma bomba”.
Mulheres Apaixonadas (2003)
Viajando no tempo da década de 1980 para a década de 2000, a trilha sonora de Mulheres Apaixonadas, novela de 2003, inclui sucessos para os mais variados gostos. A personagem central da trama é Helena (Christiane Torloni), uma mulher que resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada. A novela, porém, tem outras histórias que chamaram a atenção do Brasil, como o namoro entre as jovens Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli), e Dóris (Regiane Alves) que pautou o debate da violência contra os idosos.
Na trilha sonora, se a vontade é fingir ser a Helena de Manoel Carlos caminhando na praia, a dica é ouvir “Pela Luz Dos Olhos Teus”, de Miúcha e Tom Jobim, ou “Don’t Know Why”, de Norah Jones.
Quando a série Fleabag estava longe de existir, era o romance entre Estela e Padre Pedro que chamava a atenção dos telespectadores. A música “Imbranato”, de Tiziano Ferro, embalava o casal.
Por falar em romance, quem assistiu a novela deve ter ouvido “Velha Infância”, de Os Tribalistas, pensando no crush, que na época nem era chamado assim. A trilha sonora ainda traz “Misunderstood”, de Bon Jovi, “Vivir Sin Aire” de Maná, “I'm With You”, de Avril Lavigne, e mais.
Malhação (2004)
A temporada de Malhação 2004 teve como tema principal a relação entre Letícia (Juliana Didone) e Gustavo (Guilherme Berenguer). A protagonista é uma jovem de origem humilde, já o rapaz é de família rica. O casal vai enfrentar a resistência dos colegas de Gustavo, Catraca (João Velho) e Natasha (Marjorie Estiano), que formam com ele o conjunto musical Vagabanda.
A trilha sonora de Malhação 2004 é uma das mais memoráveis, por ter entre as faixas grandes hits nacionais e internacionais. Como esquecer a abertura com “Te Levar”, de Charlie Brown Jr? Na lista de músicas brasileiras, estão sucessos como “Você Sempre Será”, de Marjorie Estiano, e “Teto de Vidro”, de Pitty.
Já o cd internacional inclui grandes sucessos do rock como "I Hate Everything About You", de Three Days Grace, "My Immortal", de Evanescence, e "Don't Tell Me", de Avril Lavigne. Além disso, vale destacar os pop hits como “Shut Up”, de Black Eyed Peas e “I’m Still In Love With You”, de Sean Paul,.
Avenida Brasil (2012)
Avenida Brasil, de 2012, é uma das novelas de maior sucesso na história da Globo. O Brasil parou para ver as cenas da grande vilã Carminha (Adriana Esteves) , bem como de outros personagens como Nina (Débora Falabella) e Tufão (Murilo Benício). Essas histórias, que garantiram números altos de audiência, aconteceram ao som de grandes nomes da música nacional e internacional.
A trilha sonora nacional tem canções como "Depois", de Marisa Monte, "Mas que Nada", de Sérgio Mendes, e "O Dia do Corno", do rei do brega Reginaldo Rossi. Na internacional, está inclusa "Set Fire To The Rain", de Adele, "The One That Got Away", de Katy Perry, e "Video Games", de Lana Del Rey.
Comentários