icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Modelo de Campina, com subsídio no transporte público, deveria ser 'copiado' em outras cidades paraibanas

Em João Pessoa setor também enfrenta crise e paralisação

Publicado em 03/02/2022 às 12:08


                                        
                                            Modelo de Campina, com subsídio no transporte público, deveria ser 'copiado' em outras cidades paraibanas
Foto: Artur Lira/TV Paraíba

				
					Modelo de Campina, com subsídio no transporte público, deveria ser 'copiado' em outras cidades paraibanas
Terminal de Integração de Passageiros em Campina Grande -Foto: Artur Lira/TV Paraíba. Foto: Artur Lira/TV Paraíba

Na semana passada a prefeitura de Campina Grande quebrou uma lógica histórica de reajustes anuais nas passagens de ônibus. O município encontrou um novo formato para subsidiar o setor. O modelo de subsídio, iniciado em 2020 pelo ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD), passou a ter um maior impacto no preço geral da tarifa.

Em vez de um bônus que possibilitava uma passagem gratuita, utilizado por 5% da população, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) decidiu diluir os recursos investidos mensalmente (R$ 300 mil) no setor para a totalidade dos usuários.

Resultado: foi aprovada uma tarifa técnica de R$ 4,30, mas a passagem foi reduzida de R$ 3,90 para R$ 3,75 para os passageiros.

O setor, que luta contra a diminuição de passageiros, corria um sério risco de aumentar a tarifa e ter um distanciamento ainda maior dos usuários.

Em João Pessoa, por exemplo, a realidade não é diferente. As empresas apontam uma queda de 43% no número de usuários, após a pandemia. Hoje trabalhadores do sistema promoveram um protesto, paralisando as atividades e reivindicando melhorias salariais.

Na Capital o setor já conta com um desconto de 50% no Imposto Sobre Serviço (ISS), mas não há subsídio.

O valor da tarifa é calculado considerando os custos de operação e o montante pago por quem usa o sistema. Um formato que já se mostrou insustentável em capitais como Fortaleza, Recife e Teresina. Por lá, o subsídio também já é uma realidade.

O modelo campinense barateou a tarifa. Evitou o que seria (reajuste) ruim para usuários e para o próprio sistema. Em tempos de crise, o formato bem que poderia ser levado para João Pessoa e demais cidades da Paraíba. Na gestão pública, afinal, as boas ações precisam ser 'copiadas'.

Imagem ilustrativa da imagem Modelo de Campina, com subsídio no transporte público, deveria ser 'copiado' em outras cidades paraibanas

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp