icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

CCJ da AL realiza audiência pública para debater Lei de Proteção Social e promoções de PMs e Bombeiros da Paraíba

Ao Conversa Política, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), presidente da CCJ, afirmou que o objetivo é tirar todas as dúvidas, esclarecer as mudanças e evitar que informações deturpadas contaminem grupos que, por interesse político, não desejam a solução.

Publicado em 08/02/2022 às 6:30 | Atualizado em 08/02/2022 às 7:29


                                        
                                            CCJ da AL realiza audiência pública para debater Lei de Proteção Social e promoções de PMs e Bombeiros da Paraíba
Assembleia Legislativa (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

				
					CCJ da AL realiza audiência pública para debater Lei de Proteção Social e promoções de PMs e Bombeiros da Paraíba
Foto: divulgação/alpb. Foto: divulgação/alpb

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba vai discutir em audiência pública modificações da Lei de Proteção Social e o projeto que reduz o tempo de promoções e ascensões de Policiais Militares e Bombeiros Militares da Paraíba.

As propostas foram enviadas semana passada pelo governo do estado, após dias de negociações com representantes da categoria.

Ao Conversa Política, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), presidente da CCJ, afirmou que o objetivo é tirar todas as dúvidas, esclarecer as mudanças e evitar que informações deturpadas contaminem grupos que, por interesse político, querem tumultuar, quando todas as reivindicações foram atendidas.

"Depois da audiência nesta terça-feira, colocaremos em votação na CCJ na quarta de manhã e em seguida votaremos no plenário", afirmou.

O líder do governo, Wilson Filho (PTB) também afirmou ao Conversa Política que o encontro com representantes das categorias tem o objetivo de, didaticamente, explicar as mudanças para que não pairem dúvidas.

Segundo ele, com intermédio da AL e do deputados da base, até os pontos ainda divergentes serão discutidos e modificados, com autorização do governo, para que se demonstre a disposição de resolver definitivamente a questão.

A audiência será nesta terça-feira (08), às 14h30, por meio de videoconferência. Confirmaram participação, segundo os deputados, as Associações dos Oficiais da Polícia Militar, Cabos e Soldados, Subtenentes e Sargentos, Inativos da PM, Clube dos Oficiais e do Corpo de Bombeiros.

As leis

Depois de um fim e início de ano de protestos, momentos tensos e negociações com a categoria, o governo do estado encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba o Projeto de Lei (PL) que irá viabilizar as promoções de praças da Polícia Militar a cada sete anos.

As promoções ocorrem atualmente em 10 anos. A medida amplia ainda os benefícios até o 1º sargento, assegurando fluxo nas ascensões profissionais.

O governador João Azevêdo também autorizou o Comando da Polícia Militar a realizar processo seletivo interno para 190 vagas divididas no curso de Habilitação de Oficiais (30); Curso de Formação de Sargentos (90); e Curso de Formação de Cabos (70).

Também foram asseguradas a efetivação de 77 promoções de oficiais e de mais 60 praças. As ações são alusivas aos 190 anos da Polícia Militar da Paraíba comemorados nesta quinta-feira (3). Na lista de projetos que precisam ser analisados pelos deputados está um que ajusta a Lei de Proteção Social dos Militares que garantem, segundo o governo, a manutenção dos direitos de adicionais e proventos para os profissionais que já estejam nas Corporações. E, ainda, abertura do fluxo das ascensões profissionais com regras mais adequadas de passagem para a reserva; integralidade dos proventos para os militares transferidos em situações de saúde ou acidentes. Corpo de Bombeiros Militar  Também foi autorizada a promoção de 20 bombeiros militares que concluíram o Curso de Formação de Sargentos (CFS) à graduação de 3º sargento e de três oficias sendo um por merecimento e dois por antiguidade. Foi liberado também o início de mais um Curso de Formação de Sargentos com 40 vagas. Determinada a criação de Comissão Interna, já publicada em boletim interno da Corporação, para elaboração de edital do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). E, do mesmo modo da Polícia Militar, também foram encaminhados para a Assembleia Legislativa ajustes na Lei de Proteção Social e a redução de tempo para promoção de praças, possibilitando a ascensão até a graduação de 1º sargento.
Imagem ilustrativa da imagem CCJ da AL realiza audiência pública para debater Lei de Proteção Social e promoções de PMs e Bombeiros da Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp