COMUNIDADE
Resultados do teste do Censo 2022 na Paraíba são divulgados
Censo 2022 começa no dia 1º de agosto. Na Paraíba, a localidade escolhida para receber a operação de teste foi o município de Capim.
Publicado em 17/03/2022 às 11:13
Os resultados do Teste Nacional do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE de novembro de 2021 a meados de fevereiro deste ano, foram divulgados nesta quinta-feira (17), em todo o país. Na Paraíba, a localidade escolhida para receber a operação foi o município de Capim, situado a cerca de 55 km de João Pessoa. A pesquisa avaliou equipamentos, sistemas de coleta, questionários, processos de capacitação, captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.
Divulgadas em caráter experimental, ou seja, ainda em fase de testes e de forma não oficial, as estatísticas indicam que Capim tinha 6.520 habitantes, em outubro de 2021. Esse número aponta para um crescimento frente à população constatada no Censo 2010, que era de 5.601 pessoas. Conforme a pesquisa, a média de moradores por domicílio na cidade era de 3,2 pessoas.
Desse total, a maior parte (50,1%) era formada por mulheres (3.268), enquanto a outra parcela (49,9%) era composta por homens (3.252). Em relação aos resultados de 2010, também houve mudança, uma vez que, à época, a maioria da população era do sexo masculino (50,3%). Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 11,7% dos moradores de Capim tinham 60 anos ou mais.
Durante o teste, foram visitados 3.069 endereços. Desses, 2.075 eram domicílios particulares permanentes ocupados e em apenas 68, aproximadamente 3,3%, não foi realizada entrevista. Embora três modalidades de coleta estivessem disponíveis – presencial, por internet e por telefone – a utilizada em 99,9% dos casos foi a primeira.
Capim foi escolhida para receber a operação considerando alguns fatores, como a população residente estimada da cidade em 2021, de 6,7 mil habitantes, e a área territorial de 79,8 km². Outro ponto levado em consideração foi a proximidade com a capital, bem como o índice vacinal do município à época. Conforme a Prefeitura, até o dia 3 de novembro de 2021, mais de 98% da população já havia recebido pelo menos a 1ª dose das vacinas contra a Covid-19.
Censo 2022 começa em agosto
A coleta oficial do Censo 2022 começa na Paraíba no dia 1º de agosto, mobilizando mais de 4 mil pessoas. Os recenseadores do IBGE vão visitar todos os domicílios, incluindo os já recenseados durante o teste nacional, para retratar quantos somos e como vivemos.
O teste nacional incluiu todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação.
Nos dias anteriores à coleta, foi feita a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como a existência de calçamento, iluminação pública, rampas para cadeirantes e existência de arborização. Durante e após o recenseamento, houve a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avaliou a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário.
Para garantir a segurança da equipe do IBGE e dos moradores, o teste foi realizado seguindo protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Os recenseadores sempre trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, para a coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.
O apoio da sociedade na realização do Censo 2022 do Brasil é fundamental para sucesso da operação. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.
Comentários