SAÚDE
João Pessoa amplia vacinação contra a gripe para idosos a partir de 60 anos
Ampliação acontece a partir desta segunda-feira. Vacina contra a gripe protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra a Influenza B.
Publicado em 17/04/2022 às 15:16
A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai ser ampliada para idosos a partir de 60 anos, além dos trabalhadores de saúde, em João Pessoa, a partir desta segunda-feira (18). As vacinas protegem contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, as doses vão ser aplicadas das 7h às 11h e das 12h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais.
Na capital, a meta é imunizar 90% (110,1 mil) do público alvo. Segundo Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da prefeitura, é possível tomar a vacina contra a Influenza ao mesmo tempo em que toma a da Covid-19, ou com qualquer intervalo.
“A exceção é apenas para crianças menores de 11 anos, que não podem associar a vacinação que previne contra Covid-19 com outras vacinas. Neste caso é preciso respeitar o intervalo de 14 dias”, orientou.
Neste primeiro ciclo, a vacinação é destinada aos grupos prioritários, com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de novos surtos de doenças respiratórias. A vacinação também diminui a carga do vírus, reduz os sintomas e auxilia no diagnóstico diferencial para Covid-19.
Sarampo
A prefeitura também orienta a população para a campanha de vacinação contra o sarampo, destinada a crianças menores de cinco anos e trabalhadores de saúde. Ambas as campanhas de vacinação seguem até o dia 31 de maio, sendo 30 de abril o ‘Dia D’ de mobilização social.
Campanha de vacinação em João Pessoa:
Esquema Vacinal contra o Sarampo
Até 3 de junho: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e dos trabalhadores da saúde (para os trabalhadores de saúde, a vacinação será simultânea com a Campanha que previne contra influenza);
Esquema Vacinal contra a Influenza
Até 30 de abril: idosos a partir de 60 anos e todos os trabalhadores de saúde.
Entre 2 de maio e 3 de junho: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Locais de vacinação e horários dos serviços:
- Centro Municipal de Imunização: 8h às 16h
- Policlínicas municipais: 7h às 17h
- USFs: 7h às 11h e 12h às 16h
Comentários