CULTURA
Funesc realiza Mostra Banguê da Diversidade Sexual com cinco filmes
Na lista, ‘O uivo da gaita’, ‘Ralé’, ‘Beira-mar’, ‘Doce Amianto’ e ‘São Paulo em Hi-Fi’.
Publicado em 22/09/2016 às 8:33
A Fundação Espaço Cultural realiza, neste fim de semana, em João Pessoa, a 'LGBTs em Cena – I Mostra Bangüê de Diversidade Sexual'. Com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, as sessões serão no sábado, domingo e segunda-feira, dias 24, 25 e 26. A entrada é gratuita.
A lista de filmes conta com ‘O uivo da gaita’ (com Mariana Ximenes e Leandra Leal), ‘Ralé’ (com Ney Matogrosso, Simone Spoladore e José Celso Martinez), ‘Beira-mar’, ‘Doce Amianto’ e ‘São Paulo em Hi-Fi’. Os longa-metragens (dramas e documentários) já foram exibidos em diversos festivais nacionais.
Beira-mar – Lançado ano passado, ‘Beira-mar’ é um filme sobre descobertas e possibilidades. Esse longa dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon mostra o conflito entre dois amigos diante da transformação de afetos. Martin e Tomaz se hospedam em frente ao mar. São amigos, mas - em uma viagem de fim de semana - talvez descubram ser algo mais.
No elenco, Mateus Almada, Maurício José Barcellos, Elisa Brites Francisco dos Santos Gick, Fernando Hart, Danu Zaguetto, Maitê Felistoffa e Irene Brietzke. O filme tem 83 minutos de duração e a classificação indicativa é 14 anos.
Uivo da gaita – Poderia ser apenas ‘aquele filme em que Mariana Ximenes e Leandra Leal se beijam na boca’, mas é muito mais... ‘Uivo da gata’ (drama lançado ano passado) envolve um debate a respeito de formatações afetivas.
Antônia e Pedro formam um jovem casal que vive em união estável. Mas a partir do encontro com Luana, a relação começa a se fragilizar quando as duas garotas se apaixonam. Romance, sedução, angústias e medo do futuro se instauram...
‘Uivo da gata’ é um filme dirigido por Bruno Safadi e tem 72 minutos de duração. Além de Leandra e Mariana, o elenco conta com o ator Jiddu Pinheiro. A classificação indicativa é 16 anos.
O documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jacque, uma mulher transexual brasileira, militante, que tem a vida marcada por lutas e conquistas. A programação de exibição contou com debate a respeito do filme, também em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.
Programação:
24/09
14h: ‘O uivo da gaita’
16h: ‘Ralé’
25/09
14h: ‘Beira-mar’
16h: ‘Doce Amianto’
26/09
20h30: ‘São Paulo em Hi-Fi’
Serviço:
‘LGBTs em Cena – I Mostra Bangüê de Diversidade Sexual’
Dias 24, 25 e 26/09
Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural
Entrada gratuita
Comentários