icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Funesc realiza Mostra Banguê da Diversidade Sexual com cinco filmes

Na lista,  ‘O uivo da gaita’, ‘Ralé’, ‘Beira-mar’, ‘Doce Amianto’ e ‘São Paulo em Hi-Fi’.

Publicado em 22/09/2016 às 8:33

A Fundação Espaço Cultural realiza, neste fim de semana, em João Pessoa, a 'LGBTs em Cena – I Mostra Bangüê de Diversidade Sexual'. Com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, as sessões serão no sábado, domingo e segunda-feira, dias 24, 25 e 26. A entrada é gratuita.

A lista de filmes conta com ‘O uivo da gaita’ (com Mariana Ximenes e Leandra Leal), ‘Ralé’ (com Ney Matogrosso, Simone Spoladore e José Celso Martinez), ‘Beira-mar’, ‘Doce Amianto’ e ‘São Paulo em Hi-Fi’. Os longa-metragens (dramas e documentários) já foram exibidos em diversos festivais nacionais.

Beira-mar – Lançado ano passado, ‘Beira-mar’ é um filme sobre descobertas e possibilidades. Esse longa dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon mostra o conflito entre dois amigos diante da transformação de afetos. Martin e Tomaz se hospedam em frente ao mar. São amigos, mas - em uma viagem de fim de semana - talvez descubram ser algo mais.

No elenco, Mateus Almada, Maurício José Barcellos, Elisa Brites Francisco dos Santos Gick, Fernando Hart, Danu Zaguetto, Maitê Felistoffa e Irene Brietzke. O filme tem 83 minutos de duração e a classificação indicativa é 14 anos.

Uivo da gaita – Poderia ser apenas ‘aquele filme em que Mariana Ximenes e Leandra Leal se beijam na boca’, mas é muito mais... ‘Uivo da gata’ (drama lançado ano passado) envolve um debate a respeito de formatações afetivas.

Antônia e Pedro formam um jovem casal que vive em união estável. Mas a partir do encontro com Luana, a relação começa a se fragilizar quando as duas garotas se apaixonam. Romance, sedução, angústias e medo do futuro se instauram...

‘Uivo da gata’ é um filme dirigido por Bruno Safadi e tem 72 minutos de duração. Além de Leandra e Mariana, o elenco conta com o ator Jiddu Pinheiro. A classificação indicativa é 16 anos.

Ralé - Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla, Dan Nakagawa e José Celso Martinez estão no elenco de ‘Ralé’, longa-metragem de Helena Ignez. Lançado ano passado, ‘Ralé’ é um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando "A Exibicionista" em meio a uma fazenda numa região paradisíaca. Barão, personagem de Ney Matogrosso, vive nesta fazenda onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. O filme (com 73 minutos de duração) investiga poeticamente a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e individualidade sexual. Doce Amianto – Um delírio audiovisual dos diretores Guto Parente e Uirá dos Reis. Assim é ‘Doce Amianto’, filme lançado em 2013. Amianto – uma ‘menininha’ - vive isolada em mundo de fantasia, onde ingenuidade e melancolia convivem de mãos dadas. Abandonada por seu amor, Amianto encontra abrigo na presença de uma amiga morta, que tenta protege-la das dores. Em 70 minutos de filme, os diretores exercitam liberdade de linguagem em cenas teatralizadas e textos poéticos. Auxiliada por sua fada madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia. Com classificação indicativa de 16 anos, o drama tem Deynne Augusto, Uirá dos Reis, Dario Oliveira, Rodrigo Fernandes e Guto Parente no elenco.
São Paulo em Hi-Fi – Único documentário da mostra, ‘São Paulo em Hi-Fi’ resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80 – a bordo das lembranças de testemunhas do período. O diretor Luffe Steffen traz à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da aids. O filme (lançado este ano) tem 101 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos. Espaço de debate e reflexão - O Cine Bangüê reforça o conceito de espaço para exibição de filmes com temáticas inclusivas e também fomentadores do debate em torno do universo LGBT. Em julho deste ano, o cinema exibiu o documentário ‘Meu nome é Jacque’ (com a presença da protagonista (Jacqueline Rocha Côrtes).

O documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jacque, uma mulher transexual brasileira, militante, que tem a vida marcada por lutas e conquistas. A programação de exibição contou com debate a respeito do filme, também em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Programação:

24/09
14h: ‘O uivo da gaita’
16h: ‘Ralé’

25/09
14h: ‘Beira-mar’
16h: ‘Doce Amianto’

26/09
20h30: ‘São Paulo em Hi-Fi’

Serviço:
‘LGBTs em Cena – I Mostra Bangüê de Diversidade Sexual’
Dias 24, 25 e 26/09
Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural
Entrada gratuita

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp