icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Plano de Pedro Cunha Lima para disputa ao governo da Paraíba prioriza educação

O documento, que tem 34 páginas, se divide em quatros eixos: bem estar social; dinamismo econômico; meio ambiente e sustentabilidade; agenda transversal e governança pública.

Publicado em 11/08/2022 às 12:36


                                        
                                            Plano de Pedro Cunha Lima para disputa ao governo da Paraíba prioriza educação
Foto: divulgação/PSDB

O plano de governo do candidato Pedro Cunha Lima (PSDB), apresentado ao registrar a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), prioriza a educação. O documento, que tem 34 páginas, se divide em quatros eixos: bem estar social; dinamismo econômico; meio ambiente e sustentabilidade; agenda transversal e governança pública.

Entre os principais planos, estão a criação de programas na área da educação, como a Carteira Nacional de Habilitação Estudantil e a concessão de bolsas para estudantes em vulnerabilidade social, no ensino superior; além de programas assistenciais, como o 'Auxílio Moradia' para mulheres vítimas de violência.

"Este Plano de Governo que entregamos aos paraibanos e paraibanas é mais do que um conjunto de intenções governamentais e boas práticas de gestão. É uma iniciativa ousada, inovadora e viável para a construção de um Estado efetivo e vetor de melhorias na vida das pessoas", diz o documento.

Educação

Na área da educação, Pedro Cunha lima pretende criar um comitê para a erradicar o analfabetismo escolar e programas que incentivem a leitura infantil e participação escolar. Também pretende construir e reformar creches, e premiar as 150 escolas que obtiverem melhor desempenho nas redes estadual e municipal de ensino.

Para os profissionais da educação, o plano prevê a realização de seleções públicas para as 14 gerências regionais de educação, além de concurso público e garantia do pagamento do piso salarial, respeitando o previsto em lei.

Para o Ensino Médio, o candidato prevê gratificar as escolas que obtiverem uma participação de 100% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de oferecer bolsas para ingresso no Ensino Superior. Através do projeto 'CNH Estudantil', o plano de governo de Pedro Cunha Lima promete oferecer habilitações gratuitas para estudantes do 3º ano do Ensino Médio que passarem no Enem.

Saúde

O candidato do PSDB ao governo da Paraíba pretende criar piso estadual da atenção básica e um piso adicional para os municípios que atingirem determinadas metas estabelecidas pelo Estado; implementar a saúde digital e centrais de regulação nas macrorregiões de saúde; e fortalecer e estruturar o enfrentamento das sequelas da Covid-19.

Segurança Pública

O documento também pretende construir o Plano Estadual de Segurança e Defesa Social da Paraíba, e criar, mediante decreto, Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública (GGI). Também sugere criar um Centro de Estudos de Segurança Pública e Criminalidade, para auxiliar na criação de políticas públicas de combate à violência.

Ainda na área da segurança pública, Pedro Cunha Lima pretende cumprir duas recomendações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e garantir que o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) seja lavrado pela Polícia Militar, e que os policiais façam uso de câmeras corporais.

O candidato também propõe criar o Observatório Estadual de Segurança Pública, e instituir núcleos de pacificação nas comunidades, além de Centros de Tratamento e Reabilitação para Dependentes Químicos em grandes cidades do estado.

Segurança hídrica, agricultura e sustentabilidade

O plano de governo de Pedro Cunha Lima também destaca propostas para assegurar o abastecimento hídrico na Paraíba. Entre elas, a construção das barragens de Gurinhém e Camaratuba, para permitir o funcionamento pleno do Canal Acauã-Araçagi; construção de linha adutora (44 km) a partir da barragem Araçagi, indo até a região de Bananeiras, no Brejo; construção da 3ª linha adutora de água bruta de Campina Grande, no Agreste.

Ainda de acordo com o documento, se eleito Pedro Cunha Lima deve estabelecer um Plano de Construção de micro e médias adutoras de montagem rápida, a primeira delas já no primeiro semestre de governo, com a ligação da Barragem Boqueirão do Japi, em Cuité.

Na agricultura, o candidato sugere desenvolver programa de modernização dos sistemas de irrigação para agricultura familiar, além de implementar um Plano Estadual para as mulheres trabalhadoras rurais e estruturar linha de crédito às empresas e aos produtores da agricultura familiar para a instalação de placas fotovoltaicas, garantindo produção de energia solar.

Pedro Cunha Lima também defende em seu plano de governo a criação de uma lei estadual para incentivar a implementação de usinas de geração de energia renovável em telhados de prédios públicos e escolas, e a consolidação de Sistema Estadual de Alerta Precoce às Secas e Chuvas Intensas.

Economia, turismo e infraestrutura

O plano também pretende promover e divulgar o Destino Paraíba, e criar aplicativos para dispositivos móveis com informações turísticas e promover os principais eventos do Estado com fluxo turístico.

Também pretende transformar a Granja Santana (residência oficial do governador da Paraíba) em "um espaço público, aberto, para que o povo possa usar como área de convivência e lazer".

O documento mapeia, ainda, vias administradas pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual que estão em situação crítica, como a BR-101, entre João Pessoa e a PB-034, e prevê intervenções estruturais no Contorno Rodoviário da área metropolitana de João Pessoa, e duplicação do contorno Rodoviário Sudoeste da cidade de Campina Grande.

Assistência Social e diversidade

Para as mulheres vítimas de violência, o candidato do PSDB propõe a criação do auxílio 'moradia mulher', que deve garantir segurança habitacional até que as mesmas sejam incluídas em programas de habitação.

O candidato do PSDB também pretende assegurar às vítimas de discriminação racial acolhimento, orientação e encaminhamento e apuração do crime, e apoiar os movimentos e as organizações da sociedade civil de cultura afro-brasileira no estado da paraíba.

Também pretende criar programas de prevenção à violência para os diversos grupos em situação de vulnerabilidade social, como mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, LGBTQIAP+.

"Acreditamos que a geração de emprego e renda, a educação pública de qualidade e o ensino profissional tecnológico devem andar de mãos dadas. Não há Estado forte, onde a Educação não seja prioridade de governo", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Plano de Pedro Cunha Lima para disputa ao governo da Paraíba prioriza educação

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp