CONVERSA POLÍTICA
TSE divulga base de cálculo para tempo da propaganda eleitoral no rádio e TV
O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
Publicado em 13/08/2022 às 11:40
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem (12) a base de cálculo para a distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
De acordo com a tabela, dos 507 deputados, o União Brasil é o que tem o maior número, com 81 deputados federais. Na Paraíba, o partido está coligado com a Federação PSDB - Cidadania, que está em quarto na lista com 37 parlamentares. A chapa Pedro ao governo e Efraim Filho ao Senado deve ter o maior espaço no guia eleitoral.
Segundo da lista com a maior representação está a Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta pelo PT, PCdoB e PV, que possui 70. A legenda estará ao lado do MDB (34) na disputa majoritária com Veneziano (MDB) na disputa ao governo e Ricardo Coutinho (PT) para o Senado, caso ele consiga reverter a inelegibilidade.
Na lista também se destacam o Progressista (PP) com 38; a PSD (35) e PL (33). Na última colocação estão Avante e PSC, ambos com sete deputados. Com exceção do PL, que deve lançar Nilvan Ferreira na disputa ao governo e Bruno Roberto ao Senado, estes listados estão no arco de aliança de João Azevêdo (PSB), que disputa a reeleição.
Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente.
O dado é importante para composição do tempo no guia eleitoral. Apesar das campanhas eleitorais terem se aperfeiçoado nas redes sociais e aplicativos de mensagem, a propaganda eleitoral no rádio e TV ainda têm relevância para os candidatos. É preciso levar em conta uma parcela considerável da população que não dispõe de internet em tempo integral.
Propaganda
A propaganda no rádio e na TV do primeiro turno começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro.
O primeiro turno será no dia 2 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
Comentários