SAÚDE
Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em aeronaves e aeroportos do Brasil, decide Anvisa
Obrigatoriedade que estava em vigor desde 2020 cai e Anvisa passa apenas a recomendar o uso de máscaras.
Publicado em 17/08/2022 às 17:30
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras para passageiros em aeronaves e aeroportos em todo o Brasil. O órgão agora passa a apenas recomendar o uso da proteção, que era obrigatória desde 2020.
"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", diz o documento divulgado pela Anvisa, que salientou que somente devido ao atual cenário epidemiológico é possível a atualização desta medida.
Todos os cinco diretores da agência, o relator Alex Machado Campos, Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres, votaram de forma unânime para a mudança.
No entanto, a Anvisa ainda manteve algumas medidas para evitar o contágio contra a Covid-19. Algumas delas são: a disponibilização de álcool em gel tanto em aeroportos quanto aeronaves, procedimentos de limpeza e desinfecção, sistemas de climatização, desembarque por fileiras e avisos sonoros com adaptações recomendando o uso de máscaras.
Ainda em maio de 2022, a Anvisa já havia liberado da obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns setores específicos dos aeroportos e aeronaves, assim como estabeleceu o retorno do uso da capacidade máxima das aeronaves.
*com informações de g1
Comentários