VIDA URBANA
Passaporte demora até 45 dias para ser emitido na PB
Problema na Casa da Moeda elevou o prazo de confecção do documento de 6 para até 45 dias.
Publicado em 07/07/2016 às 7:01
Os paraibanos que pretendem viajar ao exterior nos próximos meses devem ficar atentos ao prazo de emissão do passaporte. O processo de confecção e entrega do documento, que usualmente leva cerca de seis dias, está com prazo de até 45 dias devido a problemas técnicos na Casa da Moeda do Brasil (CMB), que emite os passaportes.
O problema começou no dia 21 de abril, quando a Casa da Moeda alegou “problemas com fornecedores” para justificar o atraso. No dia 30 de junho, o órgão informou que o equipamento responsável por perfurar os passaportes apresentou defeito, atrasando ainda mais a entrega. Desde a última sexta-feira (1º), o aparelho passa por manutenção, e os passaportes estão sendo emitidos sem a numeração perfurada. A Casa da Moeda garantiu, entretanto, que a ausência da numeração não compromete a segurança do documento.
Raoni Aguiar, da assessoria da Polícia Federal na Paraíba, confirmou que a emissão de passaportes também foi prejudicada no Estado e, por isso, quem quiser retirar o documento deve procurar a Polícia Federal com antecedência para evitar maiores transtornos.
“O prazo de 45 dias tem validade nacional, mas é uma medida cautelar, considerando os problemas técnicos da Casa da Moeda”, ressaltou ele. “O usuário provavelmente vai receber o documento muito antes desse prazo, mas é importante destacar que será em mais tempo do que o período usual de seis dias. Por isso, aconselhamos a quem tem viagem marcada a solicitar o documento com antecedência”, disse, acrescentado que todos que estão realizando a solicitação serão atendidos e que não há fila de espera atualmente.
Usuário deve requerer passaporte pela internet
Na Paraíba, o passaporte pode ser retirado na Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba ou em postos nas Casas da Cidadania. De acordo com a Polícia Federal, o interessado deve, antes, solicitar o documento no site da PF, pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado e agendar, novamente no site, o atendimento em um dos postos da PF. O prazo de agendamento oferecido pelo sistema é de dois dias a partir da data de acesso. Após o atendimento, passa a valer o período de 45 dias para entrega.
O passaporte comum, com o prazo de 45 dias, é expedido ao custo de R$ 257,25 e tem validade por 110 anos. A Polícia Federal informou que quem não puder esperar pode solicitar um passaporte de emergência, que custa R$ 334,42 e tem validade de apenas um ano. O documento fica pronto em 24h. A solicitação é feita da mesma forma que a realizada na emissão do passaporte comum.
Comentários