icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Passaporte demora até 45 dias para ser emitido na PB

Problema na Casa da Moeda elevou o prazo de confecção do documento de 6 para até 45 dias.

Publicado em 07/07/2016 às 7:01

Os paraibanos que pretendem viajar ao exterior nos próximos meses devem ficar atentos ao prazo de emissão do passaporte. O processo de confecção e entrega do documento, que usualmente leva cerca de seis dias, está com prazo de até 45 dias devido a problemas técnicos na Casa da Moeda do Brasil (CMB), que emite os passaportes.

O problema começou no dia 21 de abril, quando a Casa da Moeda alegou “problemas com fornecedores” para justificar o atraso. No dia 30 de junho, o órgão informou que o equipamento responsável por perfurar os passaportes apresentou defeito, atrasando ainda mais a entrega. Desde a última sexta-feira (1º), o aparelho passa por manutenção, e os passaportes estão sendo emitidos sem a numeração perfurada. A Casa da Moeda garantiu, entretanto, que a ausência da numeração não compromete a segurança do documento.

Raoni Aguiar, da assessoria da Polícia Federal na Paraíba, confirmou que a emissão de passaportes também foi prejudicada no Estado e, por isso, quem quiser retirar o documento deve procurar a Polícia Federal com antecedência para evitar maiores transtornos.

“O prazo de 45 dias tem validade nacional, mas é uma medida cautelar, considerando os problemas técnicos da Casa da Moeda”, ressaltou ele. “O usuário provavelmente vai receber o documento muito antes desse prazo, mas é importante destacar que será em mais tempo do que o período usual de seis dias. Por isso, aconselhamos a quem tem viagem marcada a solicitar o documento com antecedência”, disse, acrescentado que todos que estão realizando a solicitação serão atendidos e que não há fila de espera atualmente.


Usuário deve requerer passaporte pela internet

Na Paraíba, o passaporte pode ser retirado na Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba ou em postos nas Casas da Cidadania. De acordo com a Polícia Federal, o interessado deve, antes, solicitar o documento no site da PF, pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado e agendar, novamente no site, o atendimento em um dos postos da PF. O prazo de agendamento oferecido pelo sistema é de dois dias a partir da data de acesso. Após o atendimento, passa a valer o período de 45 dias para entrega.

O passaporte comum, com o prazo de 45 dias, é expedido ao custo de R$ 257,25 e tem validade por 110 anos. A Polícia Federal informou que quem não puder esperar pode solicitar um passaporte de emergência, que custa R$ 334,42 e tem validade de apenas um ano. O documento fica pronto em 24h. A solicitação é feita da mesma forma que a realizada na emissão do passaporte comum.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp