icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Candidatos ao governo da Paraíba avaliam desempenho na pesquisa IPEC

A pesquisa mostra João Azevêdo em primeiro lugar e um empate técnico no segundo lugar entre Pedro, Nilvan e Veneziano.

Publicado em 30/08/2022 às 14:42 | Atualizado em 30/08/2022 às 18:37


                                        
                                            Candidatos ao governo da Paraíba avaliam desempenho na pesquisa IPEC

O resultada da primeira pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, foi bem recebida por alguns dos candidatos ao governo da Paraíba. A pesquisa mostra o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 32% de intenção de voto.

Em seguida, levando-se em conta a margem de erro de três pontos percentuais (para mais ou para menos), há um empate técnico entre Pedro Cunha Lima (PSDB), com 16%; Nilvan Ferreira (PL), com 15%; e Veneziano Vital (MDB), com 14%.

Os candidatos Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB) foram mencionados por 1% dos eleitores do estado e o candidato Nascimento (PSTU) foi citado, mas não atinge 1% das intenções de voto. Branco e nulo somam 12% e não sabem ou não responderam, 8%.

Adjany Simplicio

A candidata ao governo do PSOL, Adjany Simplicio considerou positivo o seu resultado na pesquisa, sobretudo diante de uma campnha com poucos recursos. Para ela, é uma resposta à sua caminhada na disputa eleitoral.

“Espontaneamente, o meu nome aparecer em uma pesquisa é muito positivo. Isso significa que de alguma forma nós furamos a bolha e dialogamos com a população”, avaliou.

Adjany também se posicionou sobre o voto útil. “Não se trata de estar alí no poder”, disse ela. “Se trata de construir o poder popular”. Para ela, “mais do que útil, o voto na candidatura do PSOL é um voto necessário”, disse a candidata.

João Azevêdo

O governador João Azevêdo, candidato à reeleição, disse que a pesquisa é uma fotografia do momento e não muda o planejamento que sua equipe de campanha tem para enfrentar as eleições. O socialista, no entanto, já admite que não deve vencer no primeiro turno, como nas eleições passadas.

"Nós estamos trabalhando para que a gente possa chegar no segundo turno firme e forte com uma votação expressiva para fazer uma disputa no segundo turno com mais tranquilidade e esses números demonstram que o planejamento está correto", afirmou.

Nascimento

O candidato ao governo do PSTU, Nascimento,  argumentou que a sua candidatura está impedida de fazer propaganda no horário eleitoral e não está convidada para debates em emissoras que usam como critério a representação no Congresso Nacional como justificativa para não alcançar 1% na pesquisa.

"Consideramos que não é democrático a exclusão de candidatos nos debates e no guia eleitoral, isso dificulta a exposição das idéias e propostas. Numa democracia todos devem ter direitos iguais", afirmou o candidato.

Pedro Cunha Lima

Pedro Cunha Lima comemorou estar à frente das pesquisas dentre os nomes da oposição. “A gente tem certeza que estará no segundo turno e venceremos as eleições, porque por onde passamos sentimos das pessoas a vontade de mudança, mas não de qualquer mudança, de uma mudança séria e que faça a diferença”, avalia Pedro.

Veneziano

Articuladores da campanha de Veneziano avaliaram como positivo o resultado da pesquisa, embora assegurem que possuem pesquisas internas com melhor resultado e com projeção de crescimento para os próximos dias. "O nosso projeto continua crescendo", publicou, em sua conta pessoal no Instagram o candidato pelo MDB.

Os demais candidatos foram procurados pelo Conversa Política e aguardamos retorno.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo No PB‐04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR‐05400/2022.

Ipec

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

Veja também: Pesquisa IPEC para o Senado na Paraíba: Ricardo lidera com 30%; Efraim tem 20% das intenções de voto

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos ao governo da Paraíba avaliam desempenho na pesquisa IPEC

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp