Pesquisa para governador na Paraíba: João lidera com 32% e Pedro, Nilvan e Veneziano “empatam” na 2ª colocação

De acordo com a pesquisa, a decisão de voto é definitiva para 63% dos paraibanos, e 36% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição; somam 1% os que não respondem à pergunta.

A primeira pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostra o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 32% de intenção de voto.

Em seguida, levando-se em conta a margem de erro de três pontos percentuais (para mais ou para menos), há um empate técnico entre os três nomes que disputam a 2ª colocação: Pedro Cunha Lima (PSDB), que tem 16%, seguido de perto por Nilvan Ferreira (PL), com 15%, e Veneziano Vital (MDB), com 14% das intenções de voto.

Os candidatos Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB) foram mencionados por 1% dos eleitores do estado e o candidato Nascimento (PSTU) foi citado, mas não atinge 1% das intenções de voto.

Branco e nulo somam 12% e não sabem ou não responderam, 8%.

Pesquisa para governador na Paraíba: João lidera com 32% e Pedro, Nilvan e Veneziano "empatam" na 2ª colocação

Decisão 

De acordo com a pesquisa, a decisão de voto é definitiva para 63% dos paraibanos, ao passo que 36% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição; somam 1% os que não respondem à pergunta.

Espontânea 

No questionamento espontâneo, sem apresentação dos nomes, 27% do entrevistados disseram que votam no candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB); 9% disseram o nome de Nilvan Ferreira, do PL.

Em seguida, Pedro Cunha Lima, do PSDB, com 8%. Na sequência, Veneziano, do MDB, com 6%. Adjany Simplício (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU) não foram citados.

Outros, corresponde a 3%. Branco ou nulo, 13% e 34% disseram que não sabem ou preferem não opinar. Veja números abaixo:

Pesquisa para governador na Paraíba: João lidera com 32% e Pedro, Nilvan e Veneziano "empatam" na 2ª colocação

A pesquisa

A pesquisa foi realizada nos dias 26 a 28 de agosto de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo No PB‐04909/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR‐05400/2022.

Ipec

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

Veja também: Pesquisa IPEC para o Senado na Paraíba: Ricardo lidera com 30%; Efraim tem 20% das intenções de voto