CONVERSA POLÍTICA
Ipec registra 2ª pesquisa de intenção de voto para o Senado e governo da Paraíba
Essa é a segunda pesquisa encomendada pela TV Cabo Branco e vai ser realizada com um mês de campanha oficial nas redes e nas ruas. O Ipec, instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades, será responsável pela sondagem.
Publicado em 17/09/2022 às 9:25 | Atualizado em 17/09/2022 às 16:14
O Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA (Ipec) registrou a 2º pesquisa de intenção de votos para o governo da Paraíba e para o Senado. A sondagem foi contratada pela Tv Cabo Branco.
A expectativa é que a divulgação dos resultados aconteça no próximo dia 22 de setembro, na TVCB e nos outros veículos da Rede Paraíba de Comunicação, como TV Paraíba, Jornal da Paraíba, CBN e g1 Paraíba.
Os paraibanos vão falar sobre suas intenções de voto em relação aos oito candidatos ao governo do estado, aos oito do Senado e avaliação do governo atual.
Como aconteceu na primeira pesquisa, dados da pesquisa também devem mostrar a taxa de rejeição dos candidatos e seus desempenhos por sexo, faixa etária e escolaridade.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.
1º pesquisa
A primeira pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostrou o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 32% de intenção de voto.
Em seguida, levando-se em conta a margem de erro de três pontos percentuais (para mais ou para menos), há um empate técnico entre os três nomes que disputam a 2ª colocação: Pedro Cunha Lima (PSDB), que tem 16%, seguido de perto por Nilvan Ferreira (PL), com 15%, e Veneziano Vital (MDB), com 14% das intenções de voto.
Os candidatos Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB) foram mencionados por 1% dos eleitores do estado e o candidato Nascimento (PSTU) foi citado, mas não atinge 1% das intenções de voto. Branco e nulo somam 12% e não sabem ou não responderam, 8%.
Metodologia
De acordo com informações registradas no TRE, a representação do eleitorado da pesquisa é construída em três estágios: 1. sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção; 2- sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção.
No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes, segundo o Ipec, são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: "GENERO: Masculino (47%), Feminino (53%); IDADE: 16-24 (masculino) 19% (feminino) 17%; 25-34 (masculino) 21% (feminino) 20%; 35-44 (masculino) 20% (feminino) 20%; 45-59 (masculino) 26% (feminino) 25%; 60 e+ (masculino) 14% (feminino) 17%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 84% (feminino) 78%; Ensino Superior (masculino) 16% (feminino) 22%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 57% (feminino) 37%; Não Economicamente ativo (masculino) 43% (feminino) 63%"
Comentários