icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Outubro Rosa: mulheres relatam desafios do tratamento e vida pós-câncer de mama

Mulheres relatam como foi o processo de descoberta do tumor na mama, o tratamento para vencer a doença e a vida após o câncer. Outubro Rosa foi tema do Paraíba Comunidade deste domingo (16).

Publicado em 16/10/2022 às 7:37


                                        
                                            Outubro Rosa: mulheres relatam desafios do tratamento e vida pós-câncer de mama
Imagem: Agência Brasil

Autocuidado, prevenção, tratamento e vida. Neste mês de outubro, se destaca a campanha do “Outubro Rosa”, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. O Paraíba Comunidade, da TV Cabo Branco e TV Paraíba, traz informações sobre a doença, relatos de quem está em tratamento, quem já está na fase de acompanhamento e as ações programadas no decorrer do mês a partir da campanha do “Outubro Rosa”.

Uma das histórias de superação do câncer de mama é de Ana Paula Oliveira dos Santos, promotora de vendas, que foi diagnosticada com câncer de mama, descobrindo ter um tumor realizando o auto teste em casa.

“Eu fui diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos de idade, no ano de 2012, fazendo um autoexame em casa, e, me tocando, achei um nódulo na minha mama. A partir desse momento, procurei uma mastologista, onde fizemos a ultrassonografia mamária e confirmamos a presença do nódulo. Retiramos [o nódulo] e levei o resultado da biópsia, um câncer de mama de grau 3. Fiz quimioterapia e radioterapia. Graças a Deus já faz quase 10 anos que eu estou curada’, relatou Ana Paula.


				
					Outubro Rosa: mulheres relatam desafios do tratamento e vida pós-câncer de mama
Mulheres relatam como venceram o câncer de mama - Foto: Reprodução/TVs Cabo Branco e Paraíba. Mulheres relatam como venceram o câncer de mama - Foto: Reprodução/TVs Cabo Branco e Paraíba

Uma outra história de superação sobre o câncer de mama é de Cristiana Dantas Fernandes, terapeuta integrativa. Ela descobriu que tinha um tumor na véspera do Natal de 2016, também realizando o toque na mama em casa, e depois de mais de 15 sessões de quimioterapia e retirada de uma mama, Cristina está curada.

“Em 2016, véspera de Natal, no autoexame descobri um tumor na mama direita. Prontamente fui em busca de um posto de saúde mais próximo, onde me foi indicado realizar uma mamografia, mamografia esta que não detectou um tumor, mesmo visível e palpável. Foi indicado fazer uma ultrassonografia, e nela sim foi detectado um tumor de quase 5 centímetros e foi indicado fazer a biópsia. Passei o ano de 2017 em tratamento, foram 16 quimioterapias e em agosto [de 2017], houve a retirada total da mama. Para muitos, é uma sentença de morte, mas para mim uma virada de chave na minha vida”, contou a terapeuta.

Em ambos os casos, as mulheres, após se curar do câncer, relatam que passaram a valorizar mais a vida. Para Ana Paula, “existe vida pós-câncer”, e nas palavras de Cristina, “o câncer pode ser uma grande lição”.

Nos relatos de descoberta do câncer de mama nos casos de Ana Paula e Cristina, o auto teste, de realizar o toque na própria mama, auxiliou na descoberta de anomalias que pudessem indicar um possível tumor. É necessário estar atenta aos sintomas e procurar um mastologista. Veja quais são os principais sintomas:

  • Caroço na mama
  • Mamilo retraído
  • Pele da mama avermelhada
  • Algum nódulo na axila
  • Saída de secreção nos mamilos

A Sociedade Brasileira de Mastologia e outras sociedades recomendam que a mamografia seja realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.

A campanha do Outubro Rosa, em que as informações sobre o câncer de mama são intensificadas, pode ajudar as mulheres a descobrirem a doença e iniciar o tratamento imediatamente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp