ECONOMIA
Areia é a segunda cidade do país com maior número de cachaçarias
Município subiu no ranking, saindo da quarta para a segunda posição em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento do Mapa.
Publicado em 17/10/2022 às 17:16
A cidade de Areia, localizada no Brejo da Paraíba, é a segunda cidade do país com maior número de cachaçarias segundo o Anuário da Cachaça de 2021. O município subiu no ranking, saindo da quarta para a segunda posição em relação ao ano anterior, de acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgado na última quinta-feira (13).
>>> Município de Areia no brejo ganha título de capital paraibana da cachaça
O município do brejo paraibano divide a segunda posição com Alto Rio Branco, Minas Gerais, com 11 produtores de cachaça na cidade, ficando atrás apenas do município de Salinas (MG) que possui 16.
A Paraíba tem 39 registros de estabelecimentos produtores de cachaça concentrados em 19 municípios, sobretudo na região do Brejo Paraibano.
Ao todo, no Brasil, são 611 municípios com pelo menos uma cachaçaria registrada. A Região Nordeste ocupa a terceira posição, com 130 estabelecimentos produtores de cachaça.
De acordo com o levantamento, a exportação brasileira de cachaça cresceu 29,5% no volume exportado, 7.221.219 litros, e 38,4% no montante de exportações, US$ 13.178.050, em relação ao ano anterior. Em 2021, a cachaça foi exportada para 67 países, sendo o Paraguai e a Alemanha os principais destinos.
O levantamento completo está disponível no site do Mapa.
Comentários