icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Valério The Flash revive jogos entre Treze e Corinthians pela Copa do Brasil e fala de detalhe inusitado

Ex-atacante do Galo afirmou que o Timão receeu um vídeo errado de um jogo do Alvinegro de Campina Grande, por isso foram surpreendidos na partida de ida do confronto.

Publicado em 31/10/2022 às 9:02

No ano de 1999 o torcedor do Treze viu o time fazer história na Copa do Brasil, inicialmente sendo o primeiro time a avançar para a segunda fase da competição nacional, depois quase despachanado o Corinthians na 2ª fase, sendo eliminado nos pênaltis. O ex-atacante Váleio, carinhosamente chamado de The Flash pelos torcedores, relembrou dos jogos diante do Timão e o nó tático que foi feito no time paulista, após eles assistirem um vídeo errado de um jogo do Galo da Borborema, durante a preparação para os confrontos.

Em entrevista ao repórter Afonso Carlos, no quadro Conversa de Boteco, que vai ao ar todas às quartas-feiras no Bate Bola Campina, da Rádio CBN, Valério relembrou de momentos que viveu em Campina Grande, quando defendeu tanto Treze quanto Campinense. Ao todo foram nove anos jogando na Rainha da Borborema, revezando entre Galo e Raposa.

"Minha vida entre Treze e Campinense foi assim, fazendo raiva a uns, dando alegria a outros", disse em tom bem humorado.

Hoje Valério tem 50 anos e não atua mais desde 2007, quando fez parte do elenco vice-campeão estadual do Atlético de Cajazeiras. Com muito bom humor ele relembrou do confronto marcante contra o Corinthians, pela Copa do Brasil de 1999, quando o Galo surpreendeu e quase avançou para a 3ª fase. Aliás, apenas o fato de estar na 2ª fase diante do Timão foi um marco histórico para o Alvinegro de Campina Grande, uma vez que foi o primeiro clube da Paraíba a avançar de fase na competição nacional. Naquele ano o Treze eliminou o Santa Cruz na 1ª fase, fazendo 4 a 2 dentro do Arruda, depois de ter perdido a primeira partida, em Campina Grande, por 3 a 2.

Foi num Amigão lotado que no dia 19 de março de 1999 o Treze ficou cara a cara com o Corinthians, naquele momento o atual campeão brasileiro e que contava com grandes nomes no elenco, como Vampeta, Dida e Marcelinho Carioca. O ex-atacante falou que o Galo foi subestimado pelo Timão, principalmente porque dias antes do primeiro jogo o então técnico da equipe de Itaquera, Evaristo de Macedo, recebeu um vídeo de uma suposta partida dos paraibanos para repassar para seu grupo. Porém, quando a bola rolou, ficou claro para os paulistas que não estavam diante do plantel Alvinegro que haviam assistido.

"Ali os caras brincaram. Os caras do Corinthians provavelmente viram um vídeo de um racha de final de ano com camisas de Treze e Campinense e pensaram "a gente vai brincar, isso aqui vai ser de uns sete (gols)". Quando eles entraram em campo acharam que ia acontecer isso. Quando a gente começou a jogar, a gente driblava Kleber — então lateral-esquerdo do Corinthians —, fizemos uma fumaça grande no jogo. Aí Vampeta começou a olhar para o Evaristo de Macedo e disse "olha, enganaram a gente, esses caras não são os mesmos da fita (do vídeo) não.". Aí o Evaristo respondia "não são mesmo não, enganaram a gente, enganaram todo mundo", relembrou Valério.


				
					Valério The Flash revive jogos entre Treze e Corinthians pela Copa do Brasil e fala de detalhe inusitado
Treze 2 x 2 Coorinthians, Copa do Brasil 1999 | Foto: Reprodução / TV Paraíba. Treze 2 x 2 Coorinthians, Copa do Brasil 1999 | Foto: Reprodução / TV Paraíba

Naquele ano os jogos em Campina Grande aconteciam sempre à tarde, uma vez que o Amigão estava sem iluminação após a queda de uma das torres de refletores. Diante de quase 23 mil torcedores, o Corinthians chegou a estar perdendo por 1 a 0, mas buscou a virada com gols de Rodrigo e Fernando Baiano. O Galo, aguerrido, buscou o empate com um gol do jovem meia Wendell, de cabeça, com assistência de The Flash. O resultado deixou o confronto em aberto para o jogo da volta, no Pacaembu, em São Paulo.

"Quando acabou o jogo aqui, o Mirandinha disse que lá ia ser diferente, que ia ser de uns sete... Eles saíram com tanta raiva daquele jogo em Campina Grande que eles pouparam os titulares em um jogo contra a Inter de Limeira, pelo Campeonato Paulista. Chegou lá e abrimos 2 a 0... Aquele jogo era para ter sido 3 a 3, aí quem se classificava era a gente pelo critério de desempate. Anularam um gol do Corinthians e também um nosso, legítimo. Com tudo isso ainda foi uma grande festa. A gente conseguiu fazer um marketing gigante", rememorou.

No Pacaembu o placar em 2 a 2 se repetiu. O Treze marcou duas vezes com Anderson, obrigando o Corinthians a buscar o empate com gols de Vampeta e Marcelinho Carioca. Com o resultado a disputa da vaga na terceira fase foi para os pênaltis. Nas penalidades, os donos da casa, com Dida no gol, venceram por 4 a 2, resultado que acabou eliminando o Galo.

Imagem

Izabel Rodrigues

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp