CONVERSA POLÍTICA
Ipec na PB: João se destaca entre os católicos e eleitores com menos escolaridade; Pedro, entre evangélicos e com ensino superior
De acordo com os dados, Azevêdo tem 53% das intenções de voto dos católicos e apenas 32% dos evenagélicos. Do outro lado, Pedro tem 57% de apoio dos evengélicos entrevistados e 37% dos católicos.
Publicado em 24/10/2022 às 12:37
A pesquisa Ipec da Paraíba, divulgada no fim da semana passada pel TV Cabo Branco, revela que o candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) tem as melhores intenções de voto entre os católicos e os que têm menos escolaridade.
O candidato adversário, Pedro Cunha Lima (PSDB), está melhor entre os evangélicos e aqueles que tê ensino superior.
De acordo com os dados, Azevêdo tem 53% das intenções de voto dos católicos e apenas 32% dos evenagélicos. Do outro lado, Pedro tem 57% de apoio dos evengélicos entrevistados e 37% dos católicos.
Para muitos, o avanço do tucano, no público, está relacionado diretamente aos apoios do Pastor Sérgio Queiror, que foi candidato ao Senado pelo PRTB e os bolsonaristas-evangélicos que no primeiro turno optaram por Nilvan Ferreira, que foi candidato do PL ao governo.
Veja detalhes dos números abaixo:
No quesito escolaridade, João teve um melhor desempenho nas intenções de voto entre os que têm somente o ensino fundamental, 55%. Com ensino superior chega a 40%.
No caso de Pedro, ele se saiu melhor nesta pesquisa, entre os que se formaram numa faculdade ou universadade, 51%. Tem uma queda grande quando entre os que têm ensino fundamental, 33%.
A tabela abaixo também mostra um oposicionista com intençãod e voto expressiva entre os jovens (16 a 24 anos), 57%. No caso de João, o desemprenho é melhor entre os que tem mais de 60 anos. Chega a 57%. Confira detalhes abaixo.
Dados gerais
João Azevêdo é candidato à reeleição e lidera a disputa no segundo turno na Paraíba com 47% das intenções de votos totais com aperto. Pedro Cunha Lima (PSDB) vem logo atrás com 42% das intenções.
Pesquisa
Período de campo: A pesquisa foi realizada nos dias 18 a 20 de outubro de 2022.
Tamanho da amostra: Foram entrevistados 800 votantes.
Margem de Erro: A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Solicitantes: Pesquisa contratada por TELEVISAO CABO BRANCO LTDA / TV CABO BRANCO.
Registro Eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PB‐02083/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR‐06722/2022.
Comentários