icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Após provas do Enem, conheça programas para ingresso no ensino superior que usam a nota

Antes dos programas organizados pelo MEC (Sisu, Prouni e Fies), em janeiro ainda serão aplicadas provas do Enem PPL e reaplicação para quem perdeu um dia das provas do Enem impresso e digital.

Publicado em 22/11/2022 às 6:17


                                        
                                            Após provas do Enem, conheça programas para ingresso no ensino superior que usam a nota
Saiba como receber o pé de meia - Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Passados os dois domingos de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, realizados nos dias 13 e 20 de novembro, os candidatos terão um tempo para relaxar após uma rotina intensa de estudos e se prepararem para concorrer a uma das vagas no ensino superior nos programa de ingresso às universidades públicas e privadas do país.

>> Prazo para solicitar reaplicação das provas do Enem 2022 vai até sexta 

Antes das datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023 terá aplicação das provas do Enem para as pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) e a reaplicação das provas para os candidatos que tiverem perdido apenas um dia de prova no Enem impresso ou digital, por questões de doenças infectocontagiosas e/ou problemas logísticos, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior.

Para os candidatos que realizaram o Enem 2022 como treineiros, o resultado do exame, além do espelho da redação, será disponibilizado a partir de 10 de abril.

Sisu

Em 2023, o Sisu abre o recebimento de candidaturas entre os dias 14 a 17 de fevereiro, com o resultado sendo divulgado em 20 de fevereiro. Nele, os candidatos poderão escolher um curso de graduação numa das instituições de ensino superior que aderiram ao sistema para preencher suas vagas nos cursos. 

Na Paraíba, serão ofertadas 19.028 vagas, distribuídas entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A UFPB é a instituição que irá ofertar o maior número de vagas no estado, sendo 7.825 mil vagas oferecidas. Já a UEPB é a única instituição que aderiu, por enquanto, ao sistema nos dois semestres letivos do próximo ano.

Prouni

O Prouni recebe inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro. O Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Fies

O Fies estará com prazo de inscrições abertas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. O Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. Desde de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Poderá se inscrever no FIES, o candidato que tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp