icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Bancada paraibana solicita a Guedes liberação dos recursos para Operação Carro-Pipa

O pedido foi oficiado nesta quarta-feira (14), mesmo dia em que o serviço voltou a ser suspenso mais uma vez por falta de verba.

Publicado em 14/12/2022 às 13:02


                                        
                                            Bancada paraibana solicita a Guedes liberação dos recursos para Operação Carro-Pipa

A bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional solicitou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a liberação de recursos para retomada da Operação Carro-Pipa no estado. O pedido foi oficiado nesta quarta-feira (14), mesmo dia em que o serviço voltou a ser suspenso mais uma vez por falta de verba, afetando mais de 165 cidades só na Paraíba.

"Com o intuito de promover a distribuição de água às populações rurais atingidas pela seca e estiagem, a Operação Carro-Pipa é mecanismo fundamental para atendimento da população de 165 municípios do Semiárido Paraibano", diz um trecho do documento, enviado pelo coordenado da bancada, deputado Efraim Filho (União Brasil).

O pedido vem um dia após reunião do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pelo repasse do dinheiro ao Exército para execução da operação, com o Ministério Público Federal (MPF).

No encontro, que contou com a presença dos membros da bancada federal, técnico do governo informaram que a a quantia de R$21 milhões já foi acertada para manter a operação até o final de dezembro, mas só uma parte foi repassada. Por isso haveria a nova suspensão a partir desta quarta-feira.

O MDR também informou ter encaminhado ofício sobre o problema ao secretário especial do Tesouro e Orçamento, ao secretário-executivo do Ministério da Economia.

Após reunião, o Ministério Público Federal (MPF) deu cinco dias para que o governo federal justifique a nova suspensão.

A expectativa com a pressão da bancada federal é que o problema seja solucionado antes deste prazo, já que água é bem essencial e urgente à sobrevivência humana. Algo inadiável e inegociável, que requer solução com urgência.

Confira a íntegra do documento enviado ao governo federal:

A Bancada da Paraíba no Congresso Nacional, diante da perturbadora notícia de suspensão da Operação Carro-Pipa (OCP), e preocupada com o grave risco social e humano que a situação está causando ao Nordeste, na medida que água é vida, vem à digna presença de Vossa Excelência, solicitar a urgente disponibilização dos recursos financeiros necessários à manutenção e à retomada do programa emergencial mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro.

Com o intuito de promover a distribuição de água às populações rurais atingidas pela seca e estiagem, a Operação Carro-Pipa é mecanismo fundamental para atendimento da população de 165 municípios do Semiárido Paraibano.

Trata-se de programa emergencial visando garantir o direito fundamental de acesso a água potável, cuja paralisação afeta a sobrevivência e o bem-estar físico e mental de cerca de 3 milhões de irmãos sertanejos assoladas pela crônica escassez de recursos hídricos que anualmente afeta a região.

Confiantes no elevado espírito público de Vossa Excelência, e certos da compreensão da importância e urgência na solução da questão, desde já agradecemos a atenção dispensada

Imagem ilustrativa da imagem Bancada paraibana solicita a Guedes liberação dos recursos para Operação Carro-Pipa

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp