CONVERSA POLÍTICA
Maria Cristina Paiva Santiago é nomeada para vaga de juíza eleitoral no TRE da Paraíba
A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.
Publicado em 20/12/2022 às 7:25 | Atualizado em 20/12/2022 às 8:26
O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou nesta terça (20), a advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) para vaga de juíza eleitoral, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.
No mês de março deste ano, os desembargadores do TJ escolheram a lista tríplice para a indicação de membro titular, na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Dezessete nomes de advogados estavam na disputa. A advogada Kiu obteve 14 votos e integrou a lista tríplice com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).
Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, professora do Centro Universitário de João Pessoa, Doutora em Direito Civil.
Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, em 2021, Kiu foi a primeira mulher a disputar a eleição da OAB Paraíba nos 90 anos de história da entidade.
Na campanha, pautou a defesa das instituições democráticas, valorização da advocacia e criticou a influência de partidos políticos na entidade.
A vaga titular de jurista do TRE/PB voltará a ser ocupada por uma mulher advogada depois de 37 anos. A última foi Maria do Livramento Bezerra que a vaga entre novembro de 83 e novembro de 85.
Comentários