COTIDIANO
Veja cronograma de cadastro dos aprovados no Sisu em universidades da PB
Cada instituição de ensino estabeleceu um cronograma diferente para cadastramento de aprovados no Sisu.
Publicado em 28/02/2023 às 16:40
Os candidatos aprovados em universidades da Paraíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1, precisam fazer o cadastramento. Cada instituição de ensino estabeleceu um cronograma diferente.
Na Paraíba, foram quase 19 mil vagas abertas no Sisu, e o resultado foi divulgado nesta terça-feira (28), no site do programa.
Veja os cronogramas para o cadastramento dos aprovados no Sisu da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Universidade Federal da Paraíba
O cadastramento de alunos aprovados na UFPB acontecerá de forma online, do dia 2 a 5 de março, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA-UFPB. Cada curso tem uma data e horário, entre esses dias definidos, para fazer o cadastro, disponível no anexo XV do edital.
De acordo com a UFPB, o candidato selecionado na chamada regular do Sisu, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo Inep, receberá o código de acesso ao sistema pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no programa. Com esse código, é possível acessar o Sigaa para preencher o formulário e anexar a documentação exigida.
O resultado da análise documental será disponibilizado até o dia 6 de março de 2023. Caso o candidato precise retificar algum documento, o prazo é até o dia 8.
Universidade Federal de Campina Grande
Para quem foi aprovado em um curso na UFCG, o cadastramento acontecerá por meio de um formulário online. Os candidatos classificados na Chamada Regular do SiSU devem encaminhar a documentação exigida pelo edital, entre os dias 1 e 7 de março.
Candidatos autodeclarados pessoa com deficiência (PcD) ou pessoa preta, parda ou índígena (PPI) passarão por comissões de Validação e deverão entregar documentação específica de forma presencial. A relação de documentos para cadastramento por modalidade de concorrência está disposta no Anexo IV do edital. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga.
A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos de 1° a 8 de março. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição), para que o aluno possa regularizar a situação.
O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 9 de março, até às 18h, por meio do Sistema Eletrônico de Recurso. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 10 de março, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).
Após o cadastramento efetivado, o aluno deverá se matricular nas disciplinas que irá cursar no semestre. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga.
Universidade Estadual da Paraíba
A UEPB não terá cadastramento online. De acordo com o site da universidade, os aprovados devem comparecer presencialmente entre os dias 2 e 8 de março.
Os candidatos autodeclarados negros precisarão comparecer presencialmente de 2 a 6 de março, para a banca de heteroidentificação.
Instituto Federal da Paraíba
Os aprovados em cursos no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) devem fazer a pré-matrícula entre os dias 2 e 5 de março, de forma online. É preciso anexar a documentação básica e específica, no caso dos cotistas, relatada no edital.
No dia 6 de março, os candidatos aprovados e autodeclarado negros (pretos e pardos) deverão comparecer presencialmente no campus para o qual se inscreveram, no horário previsto no edital, para realizar o procedimento de avaliação da Comissão de Heteroidentificação.
O resultado da confirmação de matrícula está previsto para o dia 13 de março.
Lista de espera
No término da chamada regular, as vagas eventualmente não ocupadas serão preenchidas por meio de lista de espera. O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.
Para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição, por meio da página do Sisu.
Comentários