EDUCAÇÃO
Sisu 2023 tem resultado da lista de espera divulgado
Candidato deve acessar o site do Sisu 2023 para saber se foi convocado pela universidade que escolheu.
Publicado em 13/03/2023 às 12:10 | Atualizado em 20/06/2023 às 14:53
A 1ª chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1 foi divulgada nesta segunda-feira (13). O candidato deve acessar o site do programa para saber se foi convocado na universidade em que escolheu para ingressar em uma vaga no ensino superior.
Neste primeiro semestre de 2023, as instituições públicas de ensino superior do estado ofereceram, juntas, quase 19 mil vagas pelo Sisu.
Nessa modalidade de seleção, o candidato tem a possibilidade de mudar as suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, até o fim do período de inscrições, com base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. As inscrições se encerraram no último dia 24 de fevereiro, data em que o estudando viu a última parcial.
Para competir por uma vaga pelo Sisu 2023, o candidato precisa ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição 2022 e tirado uma nota maior que zero.
Paraíba foi o segundo estado do país com mais ofertas de vagas no Sisu 2023
A Paraíba ocupa o segundo lugar no Brasil em oferta de vagas no Sisu 2023, com 18.888 vagas disponibilizadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Somente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão sendo ofertadas 7.825 vagas, em 124 cursos. O estado que lidera em quantidade de vagas em instituições públicas de ensino superior é Minas Gerais, com 29.116, segundo o MEC.
Em outras instituições públicas de ensino superior da Paraíba, estão sendo oferecidas 6.118 vagas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 3.175 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 1.700 no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Confira outras oportunidades de inserção em universidades na Paraíba e em outros estados brasileiros na sessão de educação do Jornal da Paraíba.
Jovem é aprovado em 1º lugar para medicina na UFPB após largar USP
Depois de passar um ano e meio cursando engenharia da computação na USP, o paraibano Filipo Nathan, de 20 anos, decidiu retomar um desejo antigo. Nesta terça-feira (28) ele recebeu o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo qual foi aprovado em 1º lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Natural de João Pessoa, Filipo ainda chegou a cursar três semestres de engenharia da computação na USP.
“Decidi mudar de curso porque a perspectiva de carreira na área não me faria realizado como pensei e não tive a afinidade com a área que pensei que teria”, explicou.
Por isso, no ano passado, logo após trancar o curso de engenharia em julho, ele decidiu tentar estudar medicina novamente. “É uma profissão diariamente gratificante”, destacou.
Mesmo a vontade sendo antiga, não foi fácil para Filipo fazer essa escolha.
“É sempre um desafio abandonar um projeto que nos dedicamos tanto tempo e energia para recomeçar uma jornada. Foram alguns meses refletindo sobre a decisão, mas confiava no meu potencial e desde o dia que tomei essa decisão me senti melhor comigo mesmo”, reforçou.
Comentários