Paraibano nota mil na redação do Enem 2022 diz que segredo é treinar e ‘evoluir aos poucos’

Preocupado com o estudos para a redação do Enem 2022 e prova em geral, ele também deu atenção à saúde emocional e ao tempo de aprendizagem.

Luis Gustavo tirou nota mil na redação do Enem 2023. Foto: Maíra Alcoforado.

O paraibano Luis Gustavo Delfino, de apenas 17 anos, foi surpreendido nesta quinta-feira (9) com um resultado que esperava há meses: nota mil na redação do Enem 2022. Preocupado com o estudos, ele também deu atenção à saúde emocional e ao próprio tempo de aprendizagem.

“A gente tem que ter uma mente descansada pra evoluir aos poucos todos os dias. Aos poucos você vai vendo que está dando resultado. E o resultado foi o melhor possível”, destacou o adolescente, depois de ressaltar o papel fundamental da família e da escola no bom desempenho que alcançou.

Foi a primeira vez que Luis Gustavo, que mora em João Pessoa, fez o Enem de forma oficial, o que coincidiu com a conclusão do ensino médio em uma escola particular. Nos dois anos anteriores, o garoto fez a prova na modalidade de treineiro. No geral, a média dele foi de aproximadamente 760 pontos.

O jovem relevou a estratégia de estudos que seguiu para conseguir a nota máxima na produção textual. No turno da manhã, ele concluía o ensino médio, com as aulas na escola. Já na parte da tarde, estudava pelo período de quatro horas para a prova no geral e uma hora para redação. Pelo menos um texto era escrito por semana.

“Eu costumava treinar redação cronometrada, sabe? Pra me aproximar bastante do que eu faria no dia da prova. Ou seja, eu me acostumei durante os estudos a raciocinar no tempo da prova. Isso foi bem importante”, contou.

Outro componente fundamental para fórmula dos estudos do jovem foi o tempo destinado para o descanso. Ele quase não estudou no turno da noite.

“Eu costumava reservar pra descansar porque e gostava de focar bastante no período da tarde e esfriar um pouco a cabeça. Eu acho que é uma parte muito importante também na preparação”.

Surpresa que veio junto ao resultado do Enem 2022

Mesmo tendo se dedicado por 12 meses, Luis Gustavo confessou que os dias que antecederam a divulgação dos resultados do Enem foram de muito nervosismo.

“Eu tinha uma expectativa por causa do desempenho na escola. Mas eu sabia que [tirar nota mil] é algo distante e difícil. Quando olhei, fiquei muito surpreso. Você chega a sonhar, mas que para se concretize, foi uma surpresa muito grande pra mil”.

O ‘sonho’ de passar em Direito

Com o resultado da média geral, o paraibano que ser aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e entrar no curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba.

“É um sonho, uma meta que eu tinha desde o início do ensino médio. O curso tem a minha cara”.

Depois de ganhar experiência na área jurídica, ele pretende ingressar na magistratura e se tornar um juiz.

“Eu espero uma provação no Sisu e que essa minha experiência possa mostrar que é possível sim atingir esse objetivo, concluiu”.