icon search
icon search
home icon Home > comunidade
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COMUNIDADE

Importunação ou assédio sexual? Entenda o que é e diferenças

Crimes de importunação e assédio sexual têm diferenças no Código Penal e possuem penas distintas. Saiba o que é cada um.

Publicado em 16/03/2023 às 17:26 | Atualizado em 18/04/2023 às 11:32


                                        
                                            Importunação ou assédio sexual? Entenda o que é e diferenças
Cara de Sapato imobilizou Dania para forçar um beijo. Depois, tentou também ir para o edredom, mesmo com a mexicana dizendo não. (Foto: Reprodução/Gshow).

Você sabe a diferença entre importunação e assédio sexual? Internautas acusam Cara de Sapato e MC Guimê, do BBB 23, de assediar Dania, mexicana convidada da casa, durante festa no reality show.

Dentre algumas situações, o paraibano imobiliza a colega para forçar um beijo e, em outro momento, Guimê teria passado a mão na bunda da participante. 

As cenas levaram o BBB para o topo de assuntos mais comentados do Twitter, com os fãs do programa apontando o constrangimento de Dania.

Em um momento, Sapato aparece com os braços ao redor da colega e a puxa para um selinho. Ela vira o rosto e balança a cabeça negativamente. 

A internet não reagiu bem com o comportamento do lutador e do cantor. Alguns internautas defendem penalidades como a expulsão de Cara de Sapato e MC Guimê. A Rede Globo ainda não se pronunciou sobre o assunto.

De acordo com a advogada Izabelle Ramalho, embora as pessoas, popularmente, mencionem os casos como assédio, na verdade aconteceu uma importunação sexual.

Assédio ou importunação sexual?

A palavra “assédio” também esteve entre os termos mais comentados na rede social. O crime é tipificado por lei e está presente no Código Penal, assim como o termo “importunação sexual”.

São dois crimes que parecem semelhantes, mas se configuram de formas diferentes.

O assédio sexual, segundo o Código Penal, é o ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.

O assediador também ocupa uma posição de superior hierárquico e o crime ocorre em uma relação de cargo ou função. A importunação sexual é quando alguém pratica um ato libidinoso sem a permissão da vítima. 

O que é assédio sexual?

A principal diferença entre os crimes está no desejo de obter vantagem ou favorecimento sexual. Para isso, o assediador precisa utilizar sua condição de superior hierárquico.

Segundo a cartilha do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o assédio pode ocorrer de forma física, através de um toque ou contato corporal sem consentimento.

Mas a violência também pode ser verbalizada ou escrita, por meio de olhares, gestos e outras situações com conotação sexual. 

A cartilha também define dois tipos de assédio sexual: por chantagem ou intimidação.

O assediador pode possuir uma posição de poder que prejudica a vítima após a recusa do ato com conotação sexual ou pode assumir condutas que transformam o ambiente em intimidativo ou humilhante. 

A pena é de reclusão de 1 a 2 anos.

O que é importunação sexual?

A importunação sexual, por sua vez, foi tipificada mais recentemente, em 2018, junto a uma lei que criminaliza a divulgação de cenas de estupro e define o aumento de pena para estupro coletivo e corretivo. 

Segundo o Código Penal, a importunação é o ato de praticar contra alguém e sem a sua permissão ato sexual para satisfazer outra pessoa ou si próprio.

A pena é reclusão de 1 a 5 anos, se não constituir crime mais grave. Um exemplo é quando um homem passa a mão em uma mulher no ônibus.

De acordo com Izabelle Ramalho, a Importunação sexual é um tipo penal recente no nosso ordenamento jurídico. Criado pela lei 13.718/2018, que inseriu o art. 215-A ao Código Penal, definindo o crime de importunação sexual como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. "Por se um crime de ação pública incondicionada à vontade da vítima, é dever da autoridade policial apurar", esclarece a advogada.

Importunação sexual no BBB 23

  • Dania, que segue competindo lá no México, terá um poder importante na dinâmica desta semana. Quem comprar o Poder Curinga terá duas alternativas: o voto duplo ou o voto anulado.
  • Quem vai decidir isso é a nossa visitante. Ela vai comunicar essa decisão no domingo.

No início do programa, outro assunto virou polêmica e também precisou ser discutido. O apresentador do BBB, Tadeu Schimidt, deu um recado aos participantes e fez um alerta para a relação tóxica de Bruna e Gabriel.

O episódio visto no BBB é mais comum do que se imagina. Especialistas defendem que os relacionamentos abusivos podem ocasionar danos graves, como agressões físicas e feminicídio.

Continue acompanhando o Jornal da Paraíba, a notícia que você confia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp