PLENO PODER
Veneziano, Daniella e o risco da repetição do 'pesadelo' de Cássio e Efraim no Senado
Senadores devem tentar reeleição no Senado Federal em 2026
Publicado em 25/03/2023 às 18:09
Os senadores Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) têm um mesmo desafio pela frente: a reeleição no Senado Federal após 8 longos anos de mandato. Um caminho já tentado, sem sucesso, por dois outros paraibanos. Os ex-senadores Cássio Cunha Lima e Efraim Morais viveram 'pesadelos' ao tentar o mesmo feito.
E na época os dois tinham prestígio e lugares de destaque no Congresso Nacional.
Morais chegou a ser primeiro secretário do Senado; enquanto Cunha Lima assumiu a linha de frente das críticas que culminaram com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Mesmo assim os dois acabaram derrotados nas urnas. Efraim em 2010. Cássio em 2018.
Há semelhanças com o momento atual vivido pelos paraibanos. Veneziano hoje é vice-presidente do Senado. Já Daniella é cotada para assumir a presidência da Comissão Mista do Orçamento. Com prestígio e agenda lotada em Brasília, os dois sinalizam que desejam manter as cadeiras que conquistaram para o Senado Federal.
Para isso não podem deixar que a rotina de Brasília consuma a interação com o eleitorado do Estado. Erro cometido por Cássio e Morais no passado.
É que os holofotes e o prestígio na Capital Federal nem sempre ecoam junto à população paraibana.
As votações no Senado, as articulações de bastidores e os espaços importantes muitas vezes não são traduzidos em empatia popular.
A favor de Veneziano e Daniella há hoje a força das emendas de relator, que asseguraram ano passado as reeleições da maioria dos parlamentares. Mas nunca é demais lembrar que 'novas caras', também turbinadas por recursos públicos, podem assombrar os sonhos dos dois.
A repetição da história recente seria um desastre para Veneziano e Daniella...
Comentários