CULTURA
5 filmes para entender a ditadura militar no Brasil
No dia em que o golpe completa 59 anos, JORNAL DA PARAÍBA prepara lista de filmes para entender a ditadura.
Publicado em 31/03/2023 às 12:38 | Atualizado em 20/06/2023 às 12:59
Produções artísticas, além de entreter, podem ensinar sobre períodos históricos, como é o caso de filmes para entender a ditadura militar no Brasil, que completa 59 nesta sexta-feira (31). Nos 21 anos seguintes, após 31 de março de 1964, o país enfrentou repressão, censura e assassinatos que marcaram a história.
Em 31 de março de 1964, há 59 anos, o general Mourão Filho começou um movimento armado pela deposição do então presidente João Goulart, dando início a um governo militar no Brasil.
Com o apoio do forte ideal anticomunista, popularizado no país por diversos setores, o presidente eleito sofria um golpe, e o país só teria novas eleições para presidente em 1985.
Além do Brasil, outros países da América Latina, como a Argentina, enfrentaram regimes ditatoriais.
Confira lista com filmes para entender a ditadura
1. Marighella
O filme é baseado na história real do guerrilheiro Carlos Marighella. Brasileiro que largou tudo para liderar um grupo de jovens guerrilheiros contra a ditadura militar. No longa, o protagonista é interpretado por Seu Jorge.
É possível assistir Marighella no Globoplay.
2. O dia que durou 21 anos
O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no golpe que culminou na ditadura militar no Brasil em 1964.
'O dia que durou 21 anos' está disponível no Apple TV.
3. O ano em que meus pais saíram de férias
Disponível para alugar no Google Play, ' O ano em que meus pais saíram de férias' conta a história de Mauro, um garoto de 12 anos que vive em 1970.
Quando os pais dele precisam fugir da ditadura militar, o menino é obrigado a viver longe deles e vê sua vida mudar completamente.
4. Tatuagem
'Tatuagem' é um filme de drama e romance, que conta a história de uma companhia de teatro na época da ditadura militar. Apesar do foco não ser na questão política da época, o filme traz um olhar sobre a censura, o preconceito com LGBTs e o medo que a população enfrentava.
O longa está disponível na Netflix.
5. Hoje
No filme, Vera é uma ex-militante que recebe uma indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do seu marido durante a ditadura. Com o dinheiro, decide comprar um lindo apartamento. Porém, uma visita muda completamente a sau vida e mostra que o passado pode ser muito difícil de esquecer.
O filme pode ser alugado no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV.
Confira mais dicas de filmes, séries e entretenimento na editoria de cultura do Jornal da Paraíba.
Comentários