COTIDIANO
Uso de celular conectado à tomada: entenda os riscos
Choque elétrico e outros riscos envolvem o uso inadequado do aparelho.
Publicado em 12/04/2023 às 11:59
O gerente de operações da Energisa na Paraíba, Felipe Costa, alertou nesta quarta-feira (12) sobre os riscos de se usar o telefone celular enquanto esse está sendo carregado. Ele explica que se trata de um aparelho eletrônico como outro qualquer e que usá-lo enquanto está conectado à rede elétrica traz uma série de riscos à saúde.
Felipe explica que o risco de choque elétrico é de fato o mais comum, mas está longe de ser o único. Ele pondera, por exemplo, a possibilidade de explosão da bateria do celular, provocada pelo estufamento da fonte de energia. "Tem que tomar muito cuidado", adverte.
As declarações do gerente de operações da concessionária de energia elétrica acontecem um dia depois de uma criança morrer no município paraibano de Natuba. Ela tinha três anos de idade e estaria mexendo num celular conectado à tomada quando levou um choque.
"Estamos vivendo uma época de uso muito abrangente do celular, mas é preciso ter muito cuidado com essas questões", pontua.
Ele fala também dos riscos de se usar carregadores de celular falsificados, de baixa qualidade e sem certificações, algo que poderia provocar riscos ainda mais frequentes. "O vazamento de corrente elétrica pode acontecer pelo próprio carregador".
Riscos maiores em dias de chuva
Felipe Costa ressalta também que os riscos de choque elétrico ao usar o celular conectado na tomada aumentam sensivelmente em dias de chuva forte, quando raios e descargas elétricas são mais frequentes.
"A descarga atmosférica pode cair na instalação elétrica residencial, na própria rede e chegar à tomada. Consequentemente, no celular em sua mão", alerta.
Além disso, ele enumera outros riscos, que podem provocar acidentes graves e que podem danificar o aparelho. Por exemplo, ele diz que o celular não pode ser abafado, sob riscos de superaquecimento e explosão, principalmente se isso acontecer num momento em que ele está sendo carregado. "Tem gente que gosta de deixar o celular perto, na cama, enquanto dorme. E, às vezes, o celular vai para debaixo do travesseiro".
Por fim, ele pede para não carregar o celular em locais úmidos, já que a água é bom condutor de energia elétrica.
Comentários