MEIO AMBIENTE
Chuvas em João Pessoa provocam alagamentos e deslizamento de barreira
Chuvas foram consideradas acima da média para o período do ano e Defesa Civil fica em alerta.
Publicado em 17/04/2023 às 12:10 | Atualizado em 22/06/2023 às 12:24
João Pessoa registrou fortes chuvas nos últimos quatro dias, o que deixou em alerta a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da capital paraibana. Os bairros mais afetados no acumulado do período foi Manaíra e Centro, mas Cuiá também entrou no radar do órgão nas últimas seis horas. Entre os incidentes registrados, está o deslizamento da Barreira do Castelo Branco, que afetou a BR-230, e também o alagamento de uma casa na Torre. Várias ruas também registraram acúmulo de água.
Segundo Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, nos últimos quatro dias foram registrados 144,6mm de chuva no bairro de Manaíra e 108,4mm de chuva no Centro. Nas últimas 24h, foram 81,8mm e 80,2mm de chuva respectivamente. Já nas últimas seis horas, foram 72,8mm de chuva no Centro e 66mm de chuva no Cuiá.
"São índices bastante significativos para este período do ano", explicou o coordenador da Defesa Civil.
Por causa de tudo isso, dois alertas foram emitidos. Um sobre riscos de alagamento e o outro sobre risco de desabamentos. Para além disso, as equipes da Defesa Civil fizeram rondas nos bairros e passaram pelos pontos críticos de João Pessoa.
A recomendação é que a população evite o tráfego por trechos de alagamento, o uso de eletroeletrônicos na chuva e o abrigo sob árvores. As pessoas devem ainda se afastar de possíveis locais de risco, como barreiras e encostas que possam sofrer com deslizamentos e margens de rios que possam sofrer com inundações.
O telefone 0800-285-9020 e o WhatsApp 98831-6885 foram disponibilizados para que a população entre em contato com a Defesa Civil a qualquer sinal de riscos.
O trecho da BR-230 afetado pelo deslizamento da Barreira do Cabo Branco está sendo monitorada. Não foi descartada a possibilidade de bloqueio da via. Para tanto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) está em diálogo constante com a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba.
A mobilização da Defesa Civil foi intensificada após o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido no final da manhã de domingo (16) e que previa riscos de chuvas fortes em todo o território paraibano.
Comentários