VIDA URBANA
Pavilhão do Chá volta compor cenário histórico da Capital
Pavilhão do Chá, inaugurado em 1931 possui uma área de 380 metros quadrados (m²), dos 6.400 m² totais de toda a Praça Venâncio Neiva.
Publicado em 06/08/2010 às 14:29
Da Redação
Com Secom-JP
No dia em que completou 425 anos de fundação, a cidade de João Pessoa pôde receber de volta parte de sua história esquecida há mais de uma década. O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entregou na noite da quinta-feira (5) à Capital paraibana o antigo Pavilhão do Chá, agora totalmente restaurado e reformado, compondo o cartão postal da Praça Venâncio Neiva, no centro da cidade.
A entrega do novo espaço contou com a presença de secretários, auxiliares da administração, arquitetos, e vários pessoenses que foram conferir de perto o resultado da reforma. Uma obra que incluiu a reurbanização de toda a Praça, onde foram investidos, por parte da prefeitura de João Pessoa, cerca de R$ 500 mil em recursos do município.
“Como gestor, fico extremamente feliz em poder entregar o Pavilhão do Chá, agora reformado, e a Praça Venâncio Neiva, ao povo de João Pessoa. Um lugar singular da cidade e que faz parte da história de muitos pessoenses. É uma volta feliz às origens; um presente do governo municipal à cidade que está comemorando 425 anos de idade”, destacou Luciano Agra.
Durante o evento, o prefeito também informou que o Pavilhão do Chá, e a Praça Venâncio Neiva estão inseridos entre os espaços que compõem um conjunto de elementos previstos em um plano estratégico de ações e intervenções no Centro Histórico de João Pessoa, proposto e iniciado pela administração municipal a partir de 2005.
Luciano Agra lembrou que os trabalhos de recuperação das ruas e calçadas no centro, por exemplo, irão continuar nos próximos dias e que novas obras estão previstas para aquela área. “Estamos fortalecendo os roteiros da cidade de João Pessoa e isso irá repercutir no turismo local. Com isso, vamos construindo e reconstruindo a nossa cidade”, disse ele.
Reforma
Depois de acompanhar de perto os trabalhos, que duraram cerca de um ano, o secretário de Infraestrutura do Município, João Azevedo, também disse que neste aniversário de 425 anos, a cidade de João Pessoa não poderia ter recebido um melhor presente: um espaço restaurado com muita atenção e dedicação por parte da PMJP.
“Foi uma obra feita com muito cuidado e tratada com muito zelo. Um trabalho artesanal de recuperação em um espaço abandonado por mais de 15 anos”, disse ele. Com a restauração, o Pavilhão ganhou novos equipamentos, como banheiros e cozinha. Para manter a estrutura já existente, a recuperação do local também foi feita com a técnica de jateamento de concreto. Com isso, explicou o secretário, o prédio pôde ser recuperado mantendo suas formas originais.
Memória
O Pavilhão do Chá, inaugurado em 1931 possui uma área de 380 metros quadrados (m²), dos 6.400 m² totais de toda a Praça Venâncio Neiva. Como se trata de um prédio histórico, todo o trabalho de reforma foi acompanhado pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Município (Copac). Com a intervenção, além da restauração do Pavilhão do Chá, em uma primeira etapa da reforma, a prefeitura também promoveu a recuperação do passeio, dos bancos e ainda da iluminação da Praça.
“A recuperação desse espaço é de fundamental importância para a recuperação da memória da cidade; é o reconhecimento do passado, da história de João Pessoa”, reforça Fernando Moura, coordenador da Copac.
Lazer
Com o espaço reformado e pronto para ser ocupado, os pessonses não só vão contar com a Praça Venâncio Neiva reurbanizada, como também vão poder voltar a frequentar o Pavilhão em momentos de refeição e lazer. Nos próximos dias, irá funcionar no local um café e restaurante. Assim, com a iniciativa, a prefeitura pretende incentivar a que uma geração de novos pessoenses, no futuro, também possam ter boas histórias para contar do velho, e agora novo e restaurado, Pavilhão do Chá.
Comentários