icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pavilhão do Chá volta compor cenário histórico da Capital

Pavilhão do Chá, inaugurado em 1931 possui uma área de 380 metros quadrados (m²), dos 6.400 m² totais de toda a Praça Venâncio Neiva.

Publicado em 06/08/2010 às 14:29

Da Redação
Com Secom-JP


No dia em que completou 425 anos de fundação, a cidade de João Pessoa pôde receber de volta parte de sua história esquecida há mais de uma década. O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entregou na noite da quinta-feira (5) à Capital paraibana o antigo Pavilhão do Chá, agora totalmente restaurado e reformado, compondo o cartão postal da Praça Venâncio Neiva, no centro da cidade.

A entrega do novo espaço contou com a presença de secretários, auxiliares da administração, arquitetos, e vários pessoenses que foram conferir de perto o resultado da reforma. Uma obra que incluiu a reurbanização de toda a Praça, onde foram investidos, por parte da prefeitura de João Pessoa, cerca de R$ 500 mil em recursos do município.

“Como gestor, fico extremamente feliz em poder entregar o Pavilhão do Chá, agora reformado, e a Praça Venâncio Neiva, ao povo de João Pessoa. Um lugar singular da cidade e que faz parte da história de muitos pessoenses. É uma volta feliz às origens; um presente do governo municipal à cidade que está comemorando 425 anos de idade”, destacou Luciano Agra.

Durante o evento, o prefeito também informou que o Pavilhão do Chá, e a Praça Venâncio Neiva estão inseridos entre os espaços que compõem um conjunto de elementos previstos em um plano estratégico de ações e intervenções no Centro Histórico de João Pessoa, proposto e iniciado pela administração municipal a partir de 2005.

Luciano Agra lembrou que os trabalhos de recuperação das ruas e calçadas no centro, por exemplo, irão continuar nos próximos dias e que novas obras estão previstas para aquela área. “Estamos fortalecendo os roteiros da cidade de João Pessoa e isso irá repercutir no turismo local. Com isso, vamos construindo e reconstruindo a nossa cidade”, disse ele.

Reforma

Depois de acompanhar de perto os trabalhos, que duraram cerca de um ano, o secretário de Infraestrutura do Município, João Azevedo, também disse que neste aniversário de 425 anos, a cidade de João Pessoa não poderia ter recebido um melhor presente: um espaço restaurado com muita atenção e dedicação por parte da PMJP.

“Foi uma obra feita com muito cuidado e tratada com muito zelo. Um trabalho artesanal de recuperação em um espaço abandonado por mais de 15 anos”, disse ele. Com a restauração, o Pavilhão ganhou novos equipamentos, como banheiros e cozinha. Para manter a estrutura já existente, a recuperação do local também foi feita com a técnica de jateamento de concreto. Com isso, explicou o secretário, o prédio pôde ser recuperado mantendo suas formas originais.

Memória

O Pavilhão do Chá, inaugurado em 1931 possui uma área de 380 metros quadrados (m²), dos 6.400 m² totais de toda a Praça Venâncio Neiva. Como se trata de um prédio histórico, todo o trabalho de reforma foi acompanhado pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Município (Copac). Com a intervenção, além da restauração do Pavilhão do Chá, em uma primeira etapa da reforma, a prefeitura também promoveu a recuperação do passeio, dos bancos e ainda da iluminação da Praça.

“A recuperação desse espaço é de fundamental importância para a recuperação da memória da cidade; é o reconhecimento do passado, da história de João Pessoa”, reforça Fernando Moura, coordenador da Copac.

Lazer

Com o espaço reformado e pronto para ser ocupado, os pessonses não só vão contar com a Praça Venâncio Neiva reurbanizada, como também vão poder voltar a frequentar o Pavilhão em momentos de refeição e lazer. Nos próximos dias, irá funcionar no local um café e restaurante. Assim, com a iniciativa, a prefeitura pretende incentivar a que uma geração de novos pessoenses, no futuro, também possam ter boas histórias para contar do velho, e agora novo e restaurado, Pavilhão do Chá.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp