icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Reunião de conselhos da UFPB sobre destituição do reitor termina sem decisão

Conselheiros questionaram a vice-reitora estar presidindo o processo, por ser parte interessada. A próxima reunião está prevista para o dia 29 de maio.

Publicado em 16/05/2023 às 17:05 | Atualizado em 05/02/2024 às 17:10


                                        
                                            Reunião de conselhos da UFPB sobre destituição do reitor termina sem decisão
Reitoria da UFPB. Foto: Divulgação

O Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reuniram nesta terça-feira (16) para avaliar a possível destituição do reitor da instituição, Valdiney Gouveia. As três instâncias deliberativas da universidade avaliam denúncias inseridas em um documento chamado 'Dossiê da Intervenção da UFPB'. A reunião acabou sem um decisão, e com versões diferentes para esse desfecho.

O professor Clodoaldo Gomes de Oliveira, membro da coordenação geral do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), informou que durante a reunião do chamado "Conselhão", todos os conselheiros que se inscreveram para falar, por unanimidade, questionaram o fato da vice-reitora Liana Filgueira estar conduzindo o processo já que ela é diretamente interessada, pois faz parte da chapa do reitor Valdiney Gouveia. "Ela se recusou a se reconhecer impedida, mas depois de muita pressão ela prefiriu se ausentar da reunião", informou o professor.

Ainda de acordo com Clodoaldo, os conselheiros seguindo o regimento da universidade irão dar continuidade ao processo, pois o impasse não foi resolvido. Após o encerramento da reunião, foram colhidas assinaturas dos conselheiros para encaminhar a secretária dos conselhos superiores para que uma nova reunião seja marcada.

A vice-reitora Liana Filgueira justificou o encerramento da reunião afirmando que o relator teria pedido novas diligências do processo porque precisava acrescentar informações que estavam faltando. P0r  conta disso a reunião não tinha como ter continuidade.

Os conselheiros solicitaram que a próxima reunião aconteca no dia 29 de maio.

O que diz o dossiê

O documento foi protocolado em agosto de 2021 pelo Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, composto por entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica acomo o Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB).

A publicação apresentada têm o objetivo de mostrar que a atual administração, na verdade, seria fruto de uma intervenção do governo do presidente Jair Bolsonaro.

O dossiê afirma, entre outros pontos, que a gestão tem precarizado condições de trabalho e estudantil, e esvaziado atribuições dos conselhos superiores.

A gestão de Valdiney na UFPB é marcada de polêmicas desde o ínicio. Ele foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro - decisão recebida com desagrado pela comunidade acadêmica porque Valdiney foi o menos votado na consulta pública.

A decisão dos conselhos sobre a reitoria não é terminativa. O que for decidido vai ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), que delibera pela destituição ou não do reitor.

Feita a avaliação dos três conselhos, prevista para o dia 16 de maio, a decisão vai ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) que deve deliberar a destituição ou não do reitor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp