icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Relatório da Reforma Tributária inclui IVA dual, imposto seletivo e 'cashback'

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) apresentou o relatório com as diretrizes debatidas pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6).

Publicado em 06/06/2023 às 18:21 | Atualizado em 06/06/2023 às 19:26


                                        
                                            Relatório da Reforma Tributária inclui IVA dual, imposto seletivo e 'cashback'
Foto: Rayssa Lorena

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) apresentou o relatório com as diretrizes debatidas pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6). Dentre as mudanças no sistema tributário brasileiro está a criação do IVA dual, um imposto seletivo e ‘cashback’ (entenda mais abaixo).

O texto ainda não é o parecer final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma. Segundo Aguinaldo, o trabalho visa agilizar a apresentação de um substitutivo quando o texto for levado a plenário.

Aguinaldo Ribeiro disse que confirmou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que o texto será apreciado em plenário na primeira semana de julho. Após isso o projeto segue para análise no Senado.

Veja o relatório na íntegra AQUI

O que trata a Reforma Tributária

IVA dual

O grupo de trabalho defende a implementação do modelo dual - Imposto sobre Valor Agregado (IVA):

  • IVA federal, que reúne os atuais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • IVA subnacional substituindo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS).

Esses tributos representam cerca de 50% da carga tributária e 90% da arrecadação com bens e serviços.

Tributos não cumulativos

Com a implementação do IVA, os tributos passariam a ser não cumulativos. Isso significa que, ao longo da cadeia de produção, os impostos seriam pagos uma só vez por todos os participantes do processo.

Cobrança no destino

Outra mudança é que o tributo sobre o consumo (IVA) seria cobrado no "destino", ou seja, no local onde os produtos são consumidos, e não mais onde eles são produzidos.

Isso contribui para combater a chamada "guerra fiscal", nome dado a disputa entre os estados para que empresas se instalem em seus territórios. Para isso, intensificam a concessão de benefícios fiscais.

A carga tributária não muda. Ou seja: novas alíquotas serão calibradas para manter a carga tributária sobre o consumo.

Imposto seletivo

Além do IVA dual, o grupo também propõe a instituição de um imposto seletivo para produtos nocivos à saúde da população e ao meio ambiente.

Cashback

O texto apresentado pelo GT também prevê uma espécie de "cashback", ou seja, uma devolução de parte do imposto pago, às famílias de baixa renda. Aguinaldo Ribeiro pretende mudar o nome para algo "mais brasileiro".

A ideia é reduzir a chamada regressividade do sistema brasileiro, ou seja, o alto peso dos impostos para a população de baixa renda.

Esse mecanismo já vem sendo utilizado por países como Canadá, Uruguai e Colômbia para possibilitar que os pobres paguem menos impostos do que os ricos.

O público a ser beneficiado ainda deve ser definido.

Alíquotas diferenciadas

A proposta também prevê alíquotas diferenciadas a determinados casos, por exemplo, de bens e serviços relacionados à saúde, educação, transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano, aviação regional e a produção rural.

Propõe ainda avaliar a possibilidade de manter o tratamento diferenciado aos produtos da cesta básica.

*com informações do g1

Imagem ilustrativa da imagem Relatório da Reforma Tributária inclui IVA dual, imposto seletivo e 'cashback'

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp