COTIDIANO
João Pessoa registra um terço do volume de chuvas esperado para o mês de junho
Volume de chuvas entre a quinta (8) e a sexta (9) ultrapassou os 100 milímetros. Dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Publicado em 09/06/2023 às 13:29
O volume de chuvas que caiu em João Pessoa nas últimas 24 horas é um terço do esperado para todo o mês de junho na capital paraibana. A cidade registrou 121 milímetros entre a quinta-feira (8) e a manhã desta sexta-feira (9) .No total, era esperado para todo o mês um acumulado de cerca de 300 milímetros. Os são dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa)
De acordo com informações da meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, essa foi a maior quantidade de chuva registrada em João Pessoa em todo o ano de 2023. Até a atual data, 1.042,1mm já foram registrados na cidade desde 1º de janeiro.
Na capital, bairros como Tambauzinho, Manaíra e Centro, foram os locais com mais chuvas nas últimas 24 horas. Tambauzinho, por exemplo, teve mais de 100 milímetros de chuvas registradas nesse período.
Na região
Em cidades na região de João Pessoa, como Santa Rita e Lucena, o volume foi ainda maior. Em Santa Rita, por exemplo, conforme a Aesa, choveu cerca de 135,8 milímetros, e em Lucena ainda mais, 178,4 milímetros.
Além disso, em Santa Rita, as fortes chuvas também causaram a interrupção do fornecimento de água e também de energia para alguns bairros da cidade.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (9), dois alertas de perigo de acumulado de chuvas, sendo um alerta laranja de perigo potencial de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 25 cidades, além de um alerta amarelo de acumalado de chuvas para 72 muncípios.
Nos municípios sob alerta laranja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A previsão é de chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.
Já nas cidades sob alerta amarelo, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. A previsão é de chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Comentários