icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Zé Marcolino ou João Henrique? Proposta para mudar nome do Anel do Cariri gera polêmcia e críticas

Assembleia Legislativa aprovou projeto que que denomina de Deputado João Henrique de Souza a malha viária “Anel do Cariri”. O problema é que ela já tem o nome do poeta Zé Marcolino, parceiro musical de Luiz Gonzaga.

Publicado em 20/06/2023 às 11:29 | Atualizado em 20/06/2023 às 14:29


                                        
                                            Zé Marcolino ou João Henrique? Proposta para mudar nome do Anel do Cariri gera polêmcia e críticas
Foto: José Marques/Secom

Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei que denomina de deputado João Henrique de Souza as rodovias que formam o “Anel do Cariri”. O problema é que ele já tem o nome do poeta Zé Marcolino, que nasceu Várzea Paraíba, distrito de São Tomé, embrião do município de  Sumé.

A proposta foi do deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), filho do ex-parlamentar, que morreu em janeiro do ano de 2021, vítima de complicações em decorrência da COVID-19. Michel quis homenagear o pai, mas pavimentou uma polêmica e muitas críticas.

Zé Marcolino, de acordo com ativista culturais da região, é uma das maiores referências da cultura do Cariri paraibano e passou a dar nome ao Anel Viário em 2012, após a aprovação de um projeto do ex-deputado Assis Quintans e sanção do ex-governador Ricardo Coutinho.

Na biografia do poeta, há uma lista de composições com outro mestre, Luiz Gonzaga.

A via liga as cidades de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Caraúbas, São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Boqueirão e Queimadas.

João Henrique foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos de 01 de fevereiro de 2007 a 12 de janeiro de 2021. Um dos políticos mais conhecidos da região.

A maioria das críticas não leva em conta, necessariamente, a importância de cada um, em sua área de atuação, para o Cariri, mas foca na falta de "consideração", deselegância e, para alguns, desrespeito ao poeta Zé Marcolino, independentemente dos méritos de João Henrique.

Agora, o governador deve sancionar ou vetar. Por uma questão de respeito ao poeta, caminha para 'derrubar' o projeto e pode para propor o nome de uma outra rodovia estadual para João Henrique. Mas, de fato, não pega bem a troca.

O gestor poderia ter sido poupado dessa decisão se, na Assembleia, o 'sistema' tivesse identificado que o Anel do Cariri já tinha sido batizado há quase 10 anos.

Projeto aprovado na AL 

Lei de Assis Quintans, sancionada por Ricardo Coutinho

Anel Viário do Cariri 

A obra completa é composta pela PB-264 - Zabelê/São Sebastião do Umbuzeiro (13,2); PB-240 - São Sebastião do Umbuzeiro/São João do Tigre (22 km); PB-224 - São João do Tigre/Camalaú (25 km); PB-196 - Camalaú/Congo (24 km); PB-196 - Congo/Caraúbas (22 km); PB-186 - Caraúbas/São Domingos do Cariri (13km); PB-186 - São Domingos do Cariri/Cabaceiras (24,5 km; PB-214 - Congo/Divisa da Paraíba com Pernambuco (17 km) e a PB-148 - Cabaceiras/Boqueirão/Queimadas (53 km), beneficiada  com obra de restauração e reforço estrutural e sinalização.

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp