CONVERSA POLÍTICA
Paraibano 'pede a cabeça' do presidente do Banco Central ao CNM
Lindbergh Farias (PT) disse que o presidente do Banco Central descumpriu os objetivos da autoridade monetária junto ao CMN por não atingir as metas de inflação.
Publicado em 23/06/2023 às 12:41
O paraibano Lindbergh Farias (PT), deputado federal pelo Rio de Janeiro, disse que protocolou um pedido no Conselho Monetário Nacional (CMN) pedindo o afastamento de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
Em sua conta pessoal no Twitter, o petista disse que o presidente do Banco Central descumpriu os objetivos da autoridade monetária junto ao CMN por não atingir as metas de inflação.
“Acabo de protocolar pedido de afastamento do Campos Neto por descumprimento dos objetivos do Banco Central junto ao Conselho Monetário Nacional. Ao manter a taxa de juros em 13,75%, Campos Neto sabota objetivos do BC de crescimento econômico e fomento ao pleno emprego”, afirmou.
Acabo de protocolar pedido de afastamento do Campos Neto por descumprimento dos objetivos do Banco Central junto ao Conselho Monetário Nacional. Ao manter a taxa de juros em 13,75%, Campos Neto sabota objetivos do BC de cresc. econômico e fomento ao pleno emprego. #JurosBaixosJá
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) June 22, 2023
Por lei, o pedido de afastamento de Campos Neto só pode ser feito pelo presidente da República no Senado.
Lindbergh Farias pediu a exoneração ao CMN por meio de um ofício. O parlamentar indica que, caso o Conselho leve à frente a denúncia, ela ainda deve ser votada pelo Senado e requer 41 votos. O mecanismo está descrito na Lei da autonomia do Banco Central.
Comentários