PLENO PODER
TSE decide pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro
Decisão foi tomada na sessão de hoje do TSE
Publicado em 30/06/2023 às 12:37 | Atualizado em 30/06/2023 às 15:25
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi tomada hoje, na quarta sessão realizada pela Corte para julgar a ação. Com isso o ex-presidente deverá ficar fora das disputas eleitorais em 2024 e 2026.
A ação que alega abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente, durante o processo eleitoral do ano passado, foi proposta pelo PDT.
Entre os pontos questionados está uma reunião promovida pelo ex-presidente com embaixadores de vários países. No encontro Bolsonaro teria tentado desqualificar o sistema eleitoral brasileiro, disseminando informações sabidamente falsas.
Na avaliação dos ministros a postura tentava obter ganhos eleitorais, diante da iminência da disputa com o ex-presidente Lula (PT).
Votaram pela inelegibilidade os ministros Benedito Gonçalves (relator), André Ramos, Floriano de Azevedo, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.
Foram contra os pareceres do Ministério Público Eleitoral e do relator os ministros Nunes Marques e Raul Araújo Filho, perfazendo um placar de 5 a 2 pela inelegibilidade.
Após o julgamento o ex-presidente comentou a decisão do TSE. Bolsonaro disse que foi condenado pelo “conjunto da obra” e que será um cabo eleitoral da Direita em 2026.
Comentários