ECONOMIA
Empreender PB: tudo sobre inscrição e como se cadastrar
Programa Empreender PB busca incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do Estado. Inscrição deve ser feita online.
Publicado em 05/07/2023 às 10:34 | Atualizado em 11/07/2023 às 11:45
O Programa Empreender PB, do governo do estado, atua como instrumento para oferecer à população paraibana oportunidades por meio de incentivos econômicos para a geração de emprego e renda entre os empreendedores, além de impulsionar a ampliação, modernização, abertura e/ou reativação de negócios através da concessão de crédito. O Jornal da Paraíba preparou um guia para explicar como o cadastro ou inscrição deve ser feito.
O objetivo do programa é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do Estado.
Empreender PB: como funciona
Para participar do Empreender PB, é necessário ser maior de 18 anos e ter algum projeto para abrir o próprio negócio ou até mesmo ampliar um negócio que já existe.
A partir da abertura de editais, com vagas distribuídas pelas cidades paraibanas, é possível se cadastrar para solicitar a abertura de crédito.
Boletos
O Empreender PB disponibiliza os boletos para pagamento por meio do site do programa, no endereço www.empreender.pb.gov.br. Ao acessar o site, é preciso clicar no campo “Boletos Online” e informar o número do seu CPF, visualizar o seu extrato de pagamento e imprimir os boletos que deseja pagar.
Inscrições do Empreender PB
As inscrições do Empreender PB são feitas pela internet. Podem se inscrever:
- Pessoas físicas ou jurídicas;
- Maiores de 18 anos;
- Residentes na Paraíba há pelo menos 6 meses;
- Possuir uma ideia ou projeto de abrir um próprio negócio ou ampliar um já existente.
Como se cadastrar
Os interessados devem se inscrever pelo site www.empreender.pb.gov.br.
É preciso acessar o site e se inscrever, optando pela linha de crédito que deseja se enquadrar.
Consulta protocolo
Para consultar o processo do Empreender, é necessário ter o número do protocolo e informar CPF ou CPNJ, ano de nascimento, número do endereço cadastrado e o mês de nascimento.
No site do Empreender, na parte de serviços, você vai clicar no botão "consultar processo". E preencher as informações necessárias.
Telefone de contato
Você pode entrar em contato com o Empreender PB pelo telefone de contato: (83) 3612-9250 ou por email [email protected].
Linhas de crédito do Empreender PB
O Programa Empreender PB possui diversas linhas de crédito para todos os públicos. Antes de realizar a inscrição, é muito importante se alertar a linha de crédito que se encaixe em seu perfil.
Linhas de crédito pessoa física
- Empreender Pessoa Física
- Empreender Juventudes
- Empreender Profissional Liberal
- Empreender Profissional Liberal Juventudes
- Empreender Mulher
- Empreender Artesanato
- Empreender Motociclista Profissional
- Empreender Cultural (Pessoa Física)
Linhas de crédito pessoa jurídica
- Empreender Pessoa Jurídica
- Empreender Cooperativas
- Empreender Inovação Tecnológica
- Empreender Cultural (Pessoa Jurídica)
Renovação de crédito
É possível no máximo 3 procedimentos de Renovação por Pessoa Física ou Jurídica, de acordo com a disponibilidade técnica e operacional, bem como, para observância de planejamento orçamentário, financeiro e administrativo.
Edital do Empreender PB
No programa, é feita a abertura de inscrições de acordo com a divisão de regiões da Paraíba. Os editais são divulgados no site do Empreender PB.
No entanto, quando o programa libera uma quantidade de vagas, nem sempre todas as regiões estão incluídas na seleção. É preciso ficar atento às vagas disponíveis. O editais são publicados no Diário Oficial do Estado.
Quais as outras etapas?
O plano de negócios é uma das etapas obrigatórias no processo de concessão de crédito e é realizado após a capacitação. Nesta etapa, o empreendedor irá detalhar como sua empresa funciona ou como ela funcionará caso esteja iniciando um negócio.
O que é a capacitação?
O curso de capacitação é uma das etapas obrigatórias no processo de concessão de crédito do programa. A etapa é realizada após a aprovação da documentação enviada na inscrição e pode ser realizado de forma online ou presencial.
Os cursos de capacitação só podem ser realizados pelos participantes do processo de concessão de crédito que estejam com status de "capacitação" e após serem habilitados pela nossa equipe.
Na realização da etapa de capacitação serão habilitadas duas modalidades: presencial e online. Nesse caso o proponente poderá escolher apenas entre uma das duas modalidades para realizar essa etapa. Na modalidade presencial, os cursos serão ministrados pela nossa equipe, em local e data agendados. A programação dos cursos de capacitação para a modalidade presencial é disponibilizada semanalmente em nossas redes sociais. Na modalidade on-line, os cursos serão realizados no ambiente virtual, através dos links no nosso site.
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