CONVERSA POLÍTICA
Fraude na cota de gênero: TRE cassa mandatos de vereadores de São José dos Cordeiros e São Bento
Com a decisão, o TRE mandou que os votos sejam retotalizados para entrada de outros parlamentares suplentes de outras legendas.
Publicado em 14/07/2023 às 8:27
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) continua rigoroso quando se depara com as fraudes na cota de gênero, identificadas nas disputas proporcionais das eleições de 2020.
Na noite desta quinta-feira (13), três vereadores do PC do B, de São José dos Cordeiros, no Cariri, tiveram os mandatos cassados. Os parlamentares são Epifânio Lira, Luan Queiroz e Adiel e os suplentes do partido.
O Tribunal entendeu que partido utilizou uma 'candidata laranja' apenas para cumprir os 30% de mulheres exigidas pela Justiça Eleitoral. A candidata Odailma não obteve nenhum voto na eleição.
Com a decisão, o TRE mandou que os votos sejam retotalizados para entrada de outros parlamentares suplentes de outras legendas.
São Bento
A Corte também cassou o mandato da vereadora de São Bento Joycilena Lúcio e de todos os suplentes da chapa do Pros nas eleições 2020, pelo mesmo motivo.
A chapa, na cidade, teve quatro candidatas com votação zerada, o que levou a denúncia de que elas foram registradas apenas para compor a porcentagem.
Comentários