CULTURA
Dia do Escritor: 5 escritores paraibanos para conhecer
Data busca promover mais visibilidade ao trabalho dos autores brasileiros e o Jornal da Paraíba organizou uma lista com cinco escritores paraibanos para você conhecer.
Publicado em 25/07/2023 às 13:53 | Atualizado em 26/07/2023 às 10:10
Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data foi instituído em 1960, quando houve a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). O objetivo é promover mais visibilidade ao trabalho dos autores brasileiros, e o Jornal da Paraíba organizou uma lista com cinco nomes paraibanos para você conhecer.
Conheça cinco escritores paraibanos
Ricardo Oliveira
O escritor também é jornalista, mestre em comunicação pela UFPB e produtor de conteúdo digital sobre cinema e cultura pop desde os 14 anos. 'Eu Te Filmei e Isso Não Fez de Mim um Cineasta' foi sua primeira coletânea de contos publicada. Suas outras obras são o conto 'Mais Uma Ficha' e 'Verde Gás', romance distópico ambientado em João Pessoa, primeiro do gênero escrito pelo autor, e atualmente em campanha de financiamento coletivo pela editora O Grifo.
Luiza Paiva
A paraibana é historiadora e professora de História. Começou a escrever na infância e na adolescÊncia deu início a um blog de nome 'It has no title' em 2007. Participou duas vezes do Sarau Selváticas, nos anos de 2018 e 2019. Sua primeira obra publicada é o livro de poemas 'Herética', lançado pela editora Tribuna em 2020.
Isabor Quintiere
A escritora é de João Pessoa e escreve sobre literatura fantástica (realismo mágico, ficção científica e terror). É autora dos livros 'A Cor Humana' e 'Rituália'. O conto Madre da coletânea 'A Cor Humana', publicada em 2018, venceu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019, na categoria Terror.
Bianca Dantas
A escritora é natural de Patos, no Sertão da Paraíba, mas mora em João Pessoa. É jornalista formada pela UEPB, é também mestre em Comunicação (UFPB) e redatora publicitária. Integra a Coleção Desaguamentos (2021), da Editora Escaleras, a coletânea Ritos e Versos para o Fim do Mundo (2022), da Editora Arribaçã, e o livro Crônicas da Fome (2022), resultado do concurso literário promovido pelo Instituto Fome Zero em parceria com o Coletivo Subplano. 'As tardes que me doem', livro de poesias, publicado em 2023, é a obra de estreia da escritora e será lançado oficialmente no dia 26 de agosto, em um evento em João Pessoa.
Luan Barbosa
O paraibano é jornalista e escritor de contos e poemas desde os 15 anos. Publicou o primeiro livro de poesias de forma independente em 2020, chamado 'Um coração sempre ri antes de chorar: amor em 3 atos'. O escritor tem outros dois livros publicados 'Um coração sempre ri antes de chorar - volume 2' e 'Cabrita da Peste', uma autoficção e primeiro romance original do autor.
Comentários