MEIO AMBIENTE
Superlua de Esturjão: como observar na Paraíba
Superlua de Esturjão tem esse nome porque coincide com a aparição em grande quantidade do peixe esturjão nos rios e lagos da América do Norte.
Publicado em 01/08/2023 às 8:41
A Superlua de Esturjão ocorre na noite desta terça-feira (1º). O Jornal da Paraíba conversou com Marcelo Zurita, astrônomo amador e membro da Associação Paraibana de Astronomia, que explicou o porquê desse nome e onde observar o fenômeno na Paraíba. Além da Superlua de Esturjão, no fim de agosto também acontecerá a Superlua Azul.
Por que Superlua de Esturjão?
A Superlua de Esturjão tem esse nome porque coincide com a aparição em grande quantidade do peixe esturjão nos rios e lagos que ficam na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá.
Já a Superlua Azul tem esse nome não porque ela fica azul, mas porque quando ocorrem duas luas cheias em um mesmo mês, a segunda recebe esse nome.
Como observar a superlua na Paraíba
Marcelo explicou que a superlua poderá ser facilmente observada durante toda a noite. Ela poderá ser observada a partir do pôr do sol, quando a lua surgirá na direção da nascente. O nascer da lua em João Pessoa está previsto para 17h25.
Ele ainda relata que a Associação Paraibana de Astronomia está promovendo a observação pública por telescópios da Lua Cheia no Perigeu a partir das 18h em pelo menos 4 cidades:
- Em João Pessoa, no Busto de Tamandaré;
- Em Taperoá, na Ponte dos Arcos;
- Em Esperança, em local a definir, com os telescópios do Projeto Esperança no Espaço, construído por detentos da cadeia pública do município;
- Em Araruna, no Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Essa observação será gratuita e aberta ao público de todas as idades e faz parte das ações de divulgação do Eclipse Anular do Sol que ocorrerá em 14 de outubro e que será visível na Paraíba.
Previsão do Tempo
O Jornal da Paraíba também conversou com Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), e ela relatou que a previsão do tempo para a noite desta terça é que na faixa litorânea do estado poderão ocorrer chuvas passageiras na madrugada. E, nas demais regiões, não existe previsão de chuva.
O que é uma superlua?
O termo “superlua” foi usado pela primeira vez em 1979 pelo astrônomo Richard Nolle e define um fenômeno em que a Lua está em sua máxima aproximação da Terra ao mesmo tempo que está cheia, o que segundo Marcelo, é chamado de lua cheia no perigeu.
A aproximação com a Terra se dá pelo formato elíptico da órbita lunar, um círculo um pouco achatado, significando que a distância da Lua em relação à Terra varia com o tempo, podendo estar mais longe ou mais próxima. Ela se torna uma superlua quando durante o perigeu, a Lua está a cerca de 362 mil quilômetros da Terra, o que faz ela parecer 17% maior e 30% mais brilhante, causando a superlua.
Outros fenômenos astronômicos
Marcelo conta que, além da Superlua Azul que ocorrerá no dia 30 de agosto, ainda ocorrerá em 2023:
- Lua cheia, em 29 de setembro;
- Eclipse solar, no dia 14 de outubro, que de acordo com Marcelo, “é o evento astronômico mais esperado do ano no Brasil e o mais importante da Paraíba dos últimos 80 anos”;
- Lua do Caçador, em 28 de outubro;
- Lua do Castor, em 27 de novembro;
- Lua Fria, em 26 de dezembro.
Comentários