CONVERSA POLÍTICA
Lei exige conscientização sobre consumo de conteúdo digital em escolas da Paraíba
A proposta foi da deputada Francisca Motta (Republicanos) e tem o objetivo de despertar a responsabilidade digital, no ambiente escolar e na vida social.
Publicado em 03/11/2023 às 9:24 | Atualizado em 03/11/2023 às 11:05
Uma nova lei que entrou em vigor na Paraíba estabelece a realização de campanhas de educação midiática, no início de cada período letivo, em todas as escolas públicas estaduais.
A proposta foi da deputada Francisca Motta (Republicanos) e tem o objetivo de despertar a responsabilidade digital, no ambiente escolar e na vida social.
Segundo a parlamentar, a lei vem suprir uma necessidade urgente dessa época, que é a utilização, com responsabilidade, das tecnologias de informação, redes sociais e até, inteligência artificial.
Precisamos realizar um exame minucioso no impacto dessas tecnologias nas nossas atividades cotidianas, e a escola, trabalhando junto com a família, é um local propício para protagonizar esta conscientização”, justificou.
O texto prevê que seja amplamente debatido nas escolas os conceitos de cibercidadania; o estímulo e análise das relações sociais nos ambientes virtuais; a conscientização sobre os riscos, ameaças e crimes praticados na ambiência cibernética; a conscientização sobre medidas socioeducativas aplicáveis a quem pratica infração no ambiente virtual.
“Precisamos que desde cedo, os nossos alunos saibam se relacionar melhor com as tecnologias digitais; os riscos que representam para a saúde física e mental, com o uso excessivo dessas ferramentas. Que os nossos alunos saibam também, como resguardar informações pessoais e sensíveis, pois, existem responsabilidades civis neste ambiente, e tenho certeza de que essa conscientização será necessária, anualmente, porque tudo muda muito rápido”, acrescentou.
Comentários