PLENO PODER
TCE reprova contas de três ex-prefeitos de Patos
Publicado em 06/12/2023 às 20:02
O período de instabilidade política, após o afastamento do ex-prefeito Dinaldinho do cargo, no âmbito da Operação Cidade Luz, deixou marcar para o município de Patos, no Sertão. Hoje, por exemplo, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado rejeitou as contas anuais da prefeitura no exercício de 2019.
Elas ficaram sob a responsabilidade dos ex-prefeitos Bonifácio Rocha de Medeiros, Francisco de Sales Mendes Junior e Antônio Ivanes de Lacerda.
O relator das contas do município foi o conselheiro Fábio Nogueira. Ele apontou inúmeras irregularidades apuradas pela Auditoria, como o elevado déficit financeiro e orçamentário, excesso de contratações temporárias, ausência de repasse das contribuições previdenciárias e pagamento de gratificações sem amparo legal.
Seguindo o voto do relator, a Corte entendeu pela aplicação de multas aos ex-gestores no valor de R$ 8 mil, exceto, para Antônio Ivanes de Lacerda, já falecido.
No entanto ficou decidido que o TCE vai instaurar um processo de inspeção para apurar pagamentos à empresa Prime Consultoria, referente à aquisição de combustíveis, em valores que chegaram a R$ 285 mil.
Comentários