CONVERSA POLÍTICA
Queiroga participou de reunião com Bolsonaro em que ex-presidente cobra "ação" antes das eleições
Em reunião realizada no Palácio da Alvorada, em julho, Bolsonaro motiva os auxiliares a dizer que as eleições são uma fraude.
Publicado em 09/02/2024 às 10:05 | Atualizado em 09/02/2024 às 10:47
O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pré-candidato a prefeito de João Pessoa, esteve presente na reunião realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com seus auxiliares em que, segundo a Polícia Federal, foi discutido uma dinâmica golpista. A gravação, exibida ontem pela GloboNews, é o registro de um encontro no Palácio da Alvorada no dia 5 de julho de 2022.
De acordo com a Polícia Federal, a gravação estava no computador apreendido de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
O vídeo foi divulgado pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo. A jornalista Andréia Sadi, do g1 e da GloboNews, também teve acesso ao material.
A gravação é uma das peças que embasaram a operação da PF contra militares e ex-ministros suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.
Falas de Bolsonaro
Em um dos trechos da gravação, Jair Bolsonaro, visivelmente alterado, conversa com ministros sobre as eleições e como devem reagir em relação ao possível resultado das urnas.
Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições”, disse.
As supostas fraudes eleitorais alegadas por Bolsonaro ao longo de quatro anos de mandato nunca existiram. A lisura do processo e a confiança no resultado foram reafirmadas por autoridades nacionais e internacionais, diversas vezes.
Em um segundo momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro aponta que é preciso agir antes das eleições, e diz que todos os presentes na mesa têm algo a perder.
Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado, está pintado. Eu parei de falar em voto imp… e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que… eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes.”
Em mais um trecho, o ex-presidente Jair Bolsonaro propõe uma nota conjunta de todos os presentes na mesa para dar credibilidade à tentativa de golpe.
O paraibano Marcelo Queiroga não se pronuncia durante a reunião, apenas escuta a reclamação do chefe do Executivo.
Em outro trecho da gravação, o ex-presidente cita os ministros Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afirma que “estão preparando tudo para o Lula ganhar no 1º turno”.
“Alguém acredita em Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes? Se acreditar levanta braço. Acredita que são pessoas isentas, que tão preocupadas em fazer justiça, seguir a Constituição?”, disse.
Bolsonaro dispara ataques aos ministros do STF durante reunião ministerial de julho de 2022.
Resposta de Queiroga
À CBN, Marcelo Queiroga disse "não há nada nesse vídeo que o presidente Bolsonaro não tenha externado publicamente. Mesmo antes de ser eleito presidente da República ele defendeu o aprimoramento do processo eleitoral. Em outras oportunidades outros políticos, inclusive da esquerda, também defenderam aprimoramento do sistema.
Confira trechos da reunião publicados pela GloboNews:
A GloboNews exibe partes do vídeo da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia Federal, uma dinâmica golpista. A gravação está com a PF e é o registro de um encontro no Palácio da Alvorada no dia 5 de julho de 2022. A gravação estava… pic.twitter.com/2TpSajfdHf
— GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em um segundo momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro aponta que é preciso agir antes das eleições, e diz que todos os presentes na mesa têm algo a perder.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia… pic.twitter.com/S1mTqNJ4LN — GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em outro trecho da gravação, Jair Bolsonaro diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cometeu um erro, e que ele se beneficiou disso.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia Federal, uma… pic.twitter.com/9NybXuF5dW — GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em outro trecho, o ex-presidente Jair Bolsonaro fala que a liberdade está em jogo, e que é preciso reagir.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia Federal, uma dinâmica golpista. A gravação… pic.twitter.com/ttcZ2GJ1ds — GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em mais um trecho, o ex-presidente Jair Bolsonaro propõe uma nota conjunta de todos os presentes na mesa para dar credibilidade à tentativa de golpe.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia… pic.twitter.com/fF8CXddkZO — GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Comentários